Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba a importância da higiene no preparo de alimentos

O programa "Alô Fronteira" da Rádio Nacional conversou com a enfermeira Sirlene Kuranrt sobre a higiene no preparo dos alimentos

​Os cuidados com a higiene na manipulação de alimentos são fundamentais para controlar a contaminação, evitando a formação de bactérias e problemas de intoxicação e doenças relacionadas ao consumo de alimentos. Sobre este assunto o Alô Fronteira conversou com a Silene Kunranth, enfermeira de Benjamim Constant.

 

Silene passa dicas e explica que o mais importante para a higienização de alimentos é utilizar água potável.

Para os alimentos que passaram pelo processo de industrialização, ela indica somente lavá-los e deixar escorrer a água. Já os alimentos crus, conhecidos como in natura, devem passar pelo processo de sanitização. Segundo Silene, a sanitização é feita a partir da mistura de um litro de água com uma colher de sopa de água sanitária.

Ainda segundo a enfermeira, os alimentos devem ser mergulhados nessa mistura e deixado por 15 minutos, que é o tempo necessário para as bactérias serem mortas pelo cloro. Após esse tempo é só enxaguar o alimento.

Além desses cuidados, Silene destaca a importância de lavarmos as mão e mantermos os cabelos amarrados. Para quem trabalha em restaurante o cuidado é ainda maior, sendo necessário a utilização de máscaras e toucas. O ambiente em que será manipulado o alimento deve estar limpo e é importante evitar o uso de bijuterias, pois elas podem conter bactérias.

A enfermeira também explica o que deve ser feito quando se tem vontade de espirrar enquanto prepara o alimento. Possuindo todos esses cuidados, muitas doenças podem ser evitadas, inclusive a hepatite A e E.

 

Criado em 20/11/2017 - 15:46

Mais do programa