Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tabatinga realiza a Campanha Janeiro Roxo, com ações educativas e de combate à hanseníase

As ações começam na próxima segunda-feira, nas unidades básicas de saúde

Alô Fronteira

No AR em 08/01/2019 - 08:00

O Programa Alô Fronteira da Rádio Nacional do Alto Solimões entrevistou Estefani Raquel Vargas de Moura, ela é gerente do programa municipal de controle da hanseníase, em Tabatinga no Amazonas.Estefani Moura detalhou que as ações de esclarecimento e diagnóstico da doença começam na próxima segunda-feira, 14,nas unidades básicas de saúde - UBS . Segundo a gerente os índices de ocorrência da hanseníase na cidade de Tabatinga são baixos,mas não foram informados os números.

O Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase é celebrado no próximo dia 28, a data reforça o compromisso em controlar a hanseníase, oferecer o diagnóstico e o tratamento corretos, difundir informações e desfazer o preconceito. Mais de 200 profissionais de saúde estarão envolvidos na campanha que ocorre até o fim deste mês em Tabatinga. Durante o Janeiro Roxo são promovidas campanhas e ações educativas sobre a doença.

 A hanseníase, conhecida também como lepra, é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae. A doença não é hereditária e sua evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa que foi infectada. Ela costuma evoluir lentamente e pode levar até 20 anos para que sinais e sintomas da infecção sejam detectados. O tratamento com medicamentos evita o contágio e a cura, se diagnosticado a tempo.

Clique no player e ouça a entrevista:


Criado em 08/01/2019 - 17:45

Mais do programa