Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aldeias indígenas em Atalaia do Norte (AM) recebem urnas eletrônicas

Eleições de 2 de outubro terão seções eleitorais nas aldeias

Nas eleições anteriores, os indígenas do Vale do Javari tinham que se deslocar das aldeias para votarem na sede do município de Atalaia do Norte, muitas vezes enfrentando dificuldades durante as viagens de barco para exercerem seus direitos de cidadania.

 

Para evitar problemas, este ano o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), e a Fundação Nacional do Índio (Funai) firmaram parceria para dar apoio aos indígenas do Vale do Javari. Para as eleições de 2 de outubro, vão ser instaladas seções eleitorais dentro das aldeias, como explica o presidente do TRE, Iedo Simões.

 

O presidente do TRE não informou, no entanto, o número de seções que vão funcionar dentro das aldeias.

 

Ainda segundo Iedo, o Tribunal também vai disponibilizar gasolina para levar os indígenas que deixarem as aldeias para votar.

 

A instalação de urnas dentro das aldeias veio devido a um diálogo da Coordenação Regional do Vale do Javari para melhorar as condições de participação dos indígenas da região, devido a um problema que ocorreu nas eleições municipais de 2012, quando indígenas vindos das aldeias para votarem em Atalaia do Norte, se encontravam em condições de falta d´agua e má alimentação.

 

Saiba mais no player acima.



Criado em 23/09/2016 - 22:40 e atualizado em 23/09/2016 - 19:58

Mais do programa