Como Viver Cem Anos: ouça dicas para um envelhecimento saudável

Livro dá dicas de como fugir dos vilões da longevidade, e assim, ter um envelhecimento ativo e saudável
Livro dá dicas de como fugir dos vilões da longevidade, e assim, ter um envelhecimento ativo e saudável
Livro dá dicas de como fugir dos vilões da longevidade, e assim, ter um envelhecimento ativo e saudável Gabriel Rocha/Pixabay/CC

Em entrevista ao Amazônia Brasileira desta quinta-feira (28), o jornalista, escritor e ex-assessor do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Rogério Filipelli Vaquero, falou sobre o seu livro Como Viver Cem Anos e deu dicas preciosas de como manter uma vida saudável para tentar realizar esse feito.
 
De acordo com ele, sob o ponto de visa biológico, o ser humano se desenvolve até os 20 anos de idade e dos 20 aos 30 anos atinge o seu ápice. A partir daí todos os homens e mulheres já estão em processo de envelhecimento. Devido a curiosidade em relação ao envelhecimento ativo e saudável, Vaquero entrevistou vários especialistas, não apenas em geriatria, mas também nutricionistas, fisiologistas, estudiosos do sono, professores de educação física, dentre outros.
 
“Não podemos deixar espaço para o sedentarismo, pois, a partir daí, as doenças começam a aparecer e se não forem bem tratadas, as coisas vão piorando, desencadeando outros problemas. Uma dica importante é a alimentação, que deve ser planejada. Além dessas, é muito importante que cuidemos de nossas doenças crônicas, pois se ela for controlada desde o início, é possível que se chegue até os 70 ou 80 anos, como uma pessoa normal que não possui a mesma doença. Uma outra dica importante é dormir bem durante a nossa vida. Se tiver uma rotina ativa, que te faça bem, com certeza, dormirá bem”, explica Rogério Filipelli Vaquero.
 
O escritor ainda ressalta algo muito importante para o envelhecimento saudável: “a questão da autonomia é fundamental. Envolvendo sociabilidade, sexualidade, dentre outras. É muito importante passarmos a vida toda em condições de tomarmos decisões. Cada vez mais independentes”.
 
Dentre os vilões da longevidade, o livro cita quatro importantes: o fumo, o álcool, a poluição e o estresse.
 
Ouça a entrevista na íntegra, clicando no player acima e descubra dicas preciosas de como viver cem anos.
 
O programa Amazônia Brasileira vai ao ar de segunda a sexta, às 8h, na Rádio Nacional da Amazônia, e às 6h, na Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local). A apresentação é de Artemisa Azevedo e a produção-executiva de Taiana Borges.

Produtor
Taiana Borges
Taiana Borges
em
28/01/2016 - 11:55
atualizado em
28/01/2016 - 11:55