Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Vida e obra de Euclides da Cunha é tema do Momento Literário

Autor será homenageado na edição da Festa Literária Internacional de Paraty de 2019

Assinar podcast

Antena MEC

No AR em 09/07/2019 - 15:44

Na décima sétima Festa Internacional de Paraty, a Flip 2019, o grande homenageado é Euclides da Cunha. Autor, entre outras obras, do clássico "Os Sertões", o livro nasceu da experiência de Euclides como correspondente do jornal O Estado de São Paulo na região do sertão da Bahia.

Ele foi cobrir a guerra do município de Canudos, que ocorreu entre 1896 e 1897. Ao regressar, Euclides foi para São José do Rio Pardo, em São Paulo, para administrar a construção de uma ponte sobre o Rio Pardo. Foi nesse período que começou a escrever "Os Sertões", publicdo em 1902.

O livro é dividido em três partes: terra, homem e luta. No conflito, tropas enfrentaram um grupo de sertanejos liderados pelo líder religioso Antônio Conselheiro.

Euclides da Cunha nasceu em Cantagalo, no Rio de Janeiro, em 20 de Janeiro de 1866, na Fazenda da Saudade. Era filho do guarda-livros Manoel Rodrigues Pimenta e de Eudóxia Alves Moreira da Cunha, que morreu quando ele tinha três anos. 

O escritor foi eleito para a Academia Brasileira de Letras e para o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Ele foi casado com Ana Ribeiro, filha do general Solon Ribeiro. Desconfiado de que era traído pela esposa, atirou no amante, Dilermando de Assis, que reagiu e o matou com três tiros.

A morte de Euclides marca o fim da história de um dos maiores escritores brasileiros. Sua obra, no entanto, se tornou imortal.

Ouça no player abaixo:


Antena MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h, na Rádio MEC Rio e Rádio MEC FM.

Criado em 09/07/2019 - 16:21

Mais do programa