Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Lima Barreto é o destaque do Momento Literário

Autor teve parte de suas obras redescobertas e publicadas após a morte

Assinar podcast

Antena MEC

No AR em 19/11/2019 - 18:00

Na Semana da Consciência Negra, o Momento Literário apresenta a obra de um dos autores brasileiros que mais sentiram na pele o racismo e a desigualdade social.

Lima Barreto foi um romancista  da primeira república e um importante escritor do Pré-Modernismo. Nasceu no bairro de Laranjeiras em 13 de Maio de 1881 e era filho de um tipógrafo e de uma professora primária. 

A cor da pele junto com a pobreza fizeram com que o escritor e toda a família fossem vítimas do preconceito durante toda a vida. 

Lima Barreto foi aluno do Colégio Pedro II, chegou a cursar Engenharia, mas precisou abandonar o curso no terceiro ano para cuidar do pai e dos três irmãos. Foi jornalista e autor de uma série de reportagens do Jornal Correio da Manhã. 

Na Literatura, ingressa em em 1909, com a publicação do romance Recordações do Escrivão Isaías Caminha. O texto acompanha a trajetória de um jovem mulato que vindo do interior sofre sérios preconceitos raciais.

Conheça mais detalhes da história de Lima Barreto clicando no player:

O Antena Mec vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 18h. 

 

 

Criado em 19/11/2019 - 16:33

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa