Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Nelson Cavaquinho, Adoniran Barbosa e Duo Aduar são destaques do Faixa Musical

O programa relembra álbum do eterno sambista carioca, homenageia o grande cronista de São Paulo e recomenda um novo trabalho da MPB

Antena MEC

No AR em 15/02/2021 - 08:00

O Faixa Musical apresenta três resenhas musicais sobre álbuns clássicos e grandes lançamentos da MPB semanalmente. Nas próximas edições inéditas, lançadas no Antena MEC e na programação da Rádio MEC, o programa trata dos álbuns “Série Documento” de Nelson Cavaquinho, “Riachinho das Pedras” do Duo Aduar, e o projeto “ONZE”, em homenagem a Adoniran Barbosa.

Em 18 de fevereiro, completam-se 35 anos da morte de Nelson Cavaquinho. Sambista, compositor, cavaquinista e violonista, o artista desenvolveu um estilo próprio nos instrumentos de corda e compôs verdadeiras obras-primas em versos tristes e melancólicos. Em homenagem a data, o Faixa Musical relembra o álbum “Série Documento” e conta a história dessa importante personalidade da música carioca. Ouça a edição completa no player acima. 

Trazendo luz aos lançamentos da MPB, o programa destaca o novo disco do Duo Aduar, formado pelos músicos Gabriel Guedez (voz e violão) e Thobias Jacó (voz e viola). Em “Riachinho das Pedras”, os artistas apresentam um diálogo com as questões ambientais e sociais do Brasil, tratando das águas dos rios, da população indígena, da natureza e do desmatamento. 

O terceiro destaque da semana é o projeto “Onze”, criado em comemoração aos 110 anos de Adoniran Barbosa. Lançado em meados de 2020, o disco traz onze músicas inéditas do cronista de São Paulo, imortalizado por seus sambas. No álbum, Adoniran recebe homenagem de artistas como Elza Soares, Zeca Baleiro, Francisco El Hombre e Rubel. 

Faixa Musical tem apresentação de Glaucia Araújo e roteiro e edição de Marcia Leticia. Ouça todas as resenhas musicais a partir da próxima segunda-feira (15) na programação da Rádio MEC.

 

Criado em 12/02/2021 - 19:20

Mais do programa