Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fotografias de Assis Horta revelam início da CLT

‘Assis Horta: Retratos’ exibe fotos dos primeiros trabalhadores brasileiros após a criação da Carteira de Trabalho

Arte Clube

No AR em 23/03/2017 - 18:30

A exposição “Assis Horta: Retratos”, que está em cartaz no Espaço Cultural BNDES, apresenta mais de 200 fotografias em preto e branco capturadas pelo mineiro Assis Alves Horta. O fotógrafo fez imagens dos primeiros trabalhadores a terem seu registro profissional, com a criação da CLT, em 1943.

A mostra possui três módulos: o primeiro representado pelo decreto que instituiu o uso da Carteira de Trabalho e os primeiros retratos 3x4 com data; o segundo representa a diferença entre a fotografia de identidade civil e o retrato como gênero artístico; e o terceiro apresenta imagens do trabalhador no estúdio fotográfico.

Além disso, a exposição possui uma parte interativa que reproduz o antigo estúdio fotográfico utilizado por Assis. Nele, o visitante pode fazer suas próprias imagens nos mesmos moldes das antigas.

Em entrevista concedida a Jansem Campos no programa Arte Clube, o curador da mostra, Guilherme Horta, contextualiza o ambiente em que as fotografias foram feitas e dá detalhes das impressões do próprio Assis Horta sobre a exposição.

Confira o bate-papo no player acima.

Serviço:
“ASSIS HORTA – RETRATOS”
Onde: Espaço Cultural BNDES – Avenida Chile, 100 – Centro, RJ
Quando: de 15 de março a 5 de maio
Horário: segunda a sexta, das 10h às 19h (exceto feriados)
Entrada franca

Criado em 24/03/2017 - 17:25 - Episódio Assis Horta - Retratos

Mais do programa