Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Mostra inédita traz olhar de Verger sobre os "Dorminhocos"

Exposição do fotógrafo francês reúne imagens de pessoas dormindo em espaços públicos

Assinar podcast

Arte Clube

No AR em 22/01/2018 - 10:51

O descanso dos trabalhadores em espaços públicos ao redor do mundo chamou a atenção do antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger. Essas imagens foram reunidas na exposição "Dorminhocos", que traz 145 fotografias produzidas entre as décadas de 1930 e 1950, em vários países como Argentina, Congo, China e Brasil.

Em entrevista ao Arte Clube, o curador da mostra, o historiador Raphael Fonseca explica a história dessa série de fotos. "Aproximadamente 90% das imagens nunca tinham sido ampliadas e exibidas em público. Em 1932, Verger, aos 30 anos, aprende fotografia, parte de Paris e começa a viajar pelo mundo. São fotos de uma juventude artística e fotógráfica dele, o começo de uma pesquisa. Uma das questões que ele sempre se interessa é de registrar pessoas dormindo em espaço público", conta.

Clique no player acima e ouça a entrevista completa.

 

As fotos fazem parte do acervo da Fundação Pierre Verger, em Salvador. A maior parte dessas imagens nunca havia sido revelada. A exposição "Dorminhocos" fica em cartaz de 20 de janeiro a 18 de março, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro.

Criado em 22/01/2018 - 10:55

Mais do programa