Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Peça discute julgamentos instantâneos nas redes sociais

"O Princípio de Arquimedes" trata de um suposto caso de pedofilia numa escola de natação

Assinar podcast

Arte Clube

No AR em 04/01/2018 - 17:32

A peça O Princípio de Arquimedes retorna em nova temporada, no Rio de Janeiro. Numa escola de natação infantil, o gesto de carinho de um professor com um de seus alunos gera uma onda de medo e preconceitos. O texto e a montagem instigam o espectador a fazer seu próprio julgamento. 

O texto é do catalão Josep Maria Miró. A direção é de Daniel Dias da Silva, que conversou com o Arte Clube sobre o espetáculo. "Essa é a primeira montagem no Brasil, mas é a vigésima segunda no mundo. A peça toca em vários temas relevantes. Embora tenha sido escrita em 2011, parece que foi escrita ontem. Ela fala basicamente do medo que nós temos. Estamos vivendo numa das mais seguras e protegidas épocas. No entanto, isso não tem eliminado o medo das pessoas, a insegurança e o medo do que elas não conhecem", afirmou o diretor. Clique no player e ouça a entrevista completa.

No elenco, Helena Varvaki, Cirillo Luna, Gustavo Wabner e Sávio Moll. O Princípio de Arquimedes tem sessões de quinta a domingo, às 19h, no Centro Cultural Correios. Ingressos a R$ 30.

A peça foi adaptada para o cinema. O filme "Aos Teus Olhos", de Carolina Jabor, tem Daniel de Oliveira no elenco, ganhou 4 prêmios no Festival do Rio 2017 e estreia nos cinemas em 2018.

Clique no player abaixo e ouça a entrevista.

 


Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, na Rádio MEC AM.

Mais do programa