Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cinebiografias de mulheres fortes estão em mostra da diretora Margarethe Von Trotta

Longas consagrados e inéditos estão na programação

Assinar podcast

Arte Clube

No AR em 07/03/2018 - 17:41

A cineasta alemã Margarethe Von Trotta é reconhecida por filmar biografias de mulheres fortes, como Rosa Luxemburgo (1985), lendária ativista política do início do século XX, e Hannah Arendt (2012), filósofa e teórica política. Durante o mês da mulher, a Caixa Cultural do Rio de Janeiro vai apresentar 10 longas-metragens da diretora, além de realizar encontros e debates, tudo com entrada franca.

A curadora Lívia Perez falou, em entrevista ao Arte Clube, sobre a importância da obra da cineasta, no momento em que o mundo discute o feminismo. "Ela sempre priorizou protagonistas femininas e a relação delas com uma trama. Ela constrói personagens muito complexos, mas que também têm fraquezas, para mostrar que as mulheres também são seres complexos e enfrentam muitas dificuldades num mundo masculino. Ela consegue, com muita sutileza, colocar essas características numa linguagem cinematográfica", diz Perez. Clique no player e ouça a entrevista completa.

Margarethe Von Trotta nasceu em 1942, em Berlim, em plena Segunda Guerra Mundial. Começou a carreira como atriz, em filmes de diretores como Rainer Fassbinder e Volker Schlöndorff, com quem foi casada. Sua primeira direção solo foi em 1977, com O Segundo Despertar de Christa Klages.
 
Outras informações sobre a mostra, fotos e sinopses dos filmes exibidos, podem ser acessadas no endereço https://www.facebook.com/doctela.

Serviço:
Mostra O Cinema de Margarethe Von Trotta
Entrada franca (Distribuição de senhas 1h antes do início da sessão)
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinema 1
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)
Telefone: (21) 3980-3815
Data: de 6 a 18 de março de 2018 (terça-feira a domingo)
Horários: Consultar programação
Lotação:  78 lugares (mais 3 para cadeirantes)
Bilheteria: terça-feira a domingo, das 13h às 20h
Classificação Indicativa: Consultar programação
Acesso para pessoas com deficiência
Patrocínio: Caixa Econômica Federal e Governo Federal

Criado em 07/03/2018 - 17:49

Mais do programa