Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Documentário celebra maestro Cláudio Santoro

John Howard Szerman dirige "Santoro - O Homem e Sua Música"

Assinar podcast

Arte Clube

No AR em 07/03/2018 - 16:47

O cineasta John Howard Szerman leva às telas a trajetória de um dos maiores maestros e compositores brasileiros, no documentário "Santoro - O Homem e Sua Música".

Cláudio Santoro (1919 – 1989) compôs mais de 600 músicas, desde singelos prelúdios para piano até complexas peças sinfônicas e eletroacústicas. Militante do Partido Comunista, sua posição política contribuiu para que não fosse devidamente reconhecido no Brasil. Passou por dificuldades financeiras e morou na Europa durante um período.

Em entrevista ao Arte Clube, Szerman conta que o filme contou com incentivo da viúva do maestro, além da direção musical do filho do músico, Alessandro Santoro. Clique no player e ouça a entrevista completa.

O documentário conta, além das entrevistas, com trechos de sinfonias e diversas peças musicais interpretadas especialmente para o filme.

O diretor John Howard Szerman é inglês radicado no Brasil. Integrou as equipes de Jean-Luc Godard – como cameraman e editor - e de Glauber Rocha – como diretor de fotografia e cameraman de “A Idade da Terra”. Trabalhou, ainda, em filmes como “Lawrence of Arábia”, “Dr. Jivago”, “The Wall”, “Mississipi em Chamas”, “O Expresso da Meia-Noite”, entre outros. No total, dirigiu e produziu 41 filmes, fez o roteiro de sete longas-metragens e trabalhou em mais de 50 produções audiovisuais.

Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, na Rádio MEC AM Rio.

Criado em 07/03/2018 - 17:09

Mais do programa