Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Documentário "Ex-Pajé" denuncia intolerância religiosa contra índios

Filme revela ataques à cultura indígena promovidos por religiosos

Assinar podcast

Arte Clube

No AR em 16/04/2018 - 17:29

Um pajé é levado a deixar sua fé, depois que uma missão evangelizadora o acusa de práticas demoníacas. A partir daí, ele abandona sua herança cultural acumulada por gerações, para servir a um pastor intolerante. Mas sua natureza não pode ser abafada tão fácil.

Parece enredo de ficção, mas é realidade. Este homem se chama Perpera Suruí e é o tema do documentário "Ex-Pajé", dirigido por Luiz Bolognesi, em cartaz no Festival É tudo Verdade. O personagem real é símbolo das vítimas da intolerância religiosa, uma das principais ameaças atuais aos povos indígenas, como conta o diretor em entrevista ao Arte Clube.

O documentário foi exibido no Festival de Berlim, onde recebeu o prêmio especial do Júri Oficial de Documentários da Mostra Panorama. A primeira exibição contou com um Manifesto de Povos e Lideranças Indígenas do Brasil, que fez uma defesa da tolerância religiosa e foi lido pelo diretor do filme.

Clique no player abaixo e ouça a entrevista completa.


Luiz falou sobre o início do processo de pesquisa do documentário e comentou o preconceito religioso sofrido pelo indígena.

 

Serviço:

"Ex-Pajé"
Festival É tudo Verdade

Estação Net Botafogo
18/04/2018 às 20h30
IMS Rio
20/04/2018 às 16h00
Estreia nacional: 26 de abril

Criado em 16/04/2018 - 17:37

Mais do programa