Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Literatura de Cordel ganha exposição e "cordelteca" no Rio

Mostra faz homenagem ao poeta Leandro Gomes de Barros

Assinar podcast

Arte Clube

No AR em 19/06/2018 - 17:17

A exposição “Cordel e Cantadores - Brasil, a República do Cordel”, em cartaz no Sesc Tijuca até 17 de agosto, reverencia a obra do poeta Leandro Gomes de Barros (1865-1918). Considerado um dos patronos da literatura de cordel, ele foi o primeiro a montar uma estratégia de distribuição nacional.

Em entrevista ao Arte Clube, o curador da exposição, Marcelo Fraga, contou as origens do Cordel, a importância do autor, a relação com a xilogravura, e destacou a abertura de uma "cordelteca". Clique no player e ouça o papo com o apresentador Jansem Campos.

A exposição “Cordel e Cantadores - Brasil, a República do Cordel” fica em exibição no Sesc Tijuca até o dia 17 de agosto. Depois, parte para o Sesc Campos, no norte do estado, onde fica entre 5 de setembro e 31 de outubro. O Sesc Nova Iguaçu recebe a mostra de 10 de novembro a 30 de dezembro. A exposição compõe o projeto O Nordeste é Aqui no Sesc RJ, cujo objetivo é preservar as tradições nordestinas e refletir sobre sua importância para o Rio de Janeiro e o restante do país. Além de exposições, a iniciativa conta com uma programação com cursos, oficinas, debates, shows e outras atividades alusivas à cultura nordestina. A programação completa, que se estende até dezembro, pode ser consultada em www.nordesteaquisescrj.com.br.  

 

SERVIÇO

Exposição “Cordel e Cantadores - Brasil, a República do Cordel”
Sesc Tijuca: R. Barão de Mesquita, 539
Entrada franca
Visitação à exposição: Terça a sexta-feira (das 9h às 21h) e sábados, domingos e feriados (das 9h30 às 17h30). Até 17 de agosto.
Funcionamento da cordelteca: Terça a sexta-feira (das 12h às 20h30) e sábados (das 9h às 18h)

Criado em 19/06/2018 - 17:28

Mais do programa