Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Artistas do Metrô Rio mostram a rotina nos vagões

Músicos e poetas comentam a liberação do projeto de lei que permite as apresentações

Assinar podcast

Arte Clube

No AR em 22/11/2018 - 15:27

Dança, música e poesia. Quem anda de metrô na cidade do Rio de Janeiro já deve ter assistido, pelo menos uma vez, a performances de diversos artistas. Com a liberação do projeto de lei concedido pela Alerj, no dia 28 de Agosto de 2018, que permite as apresentações dentro dos vagões, a presença dos artistas se tornou ainda mais frequente.

Mas nem sempre foi assim. Antes, as performances eram proibidas e muitos eram impedidos de divulgar a arte. Em entrevista ao Arte Clube, os músicos Gabriel Badaró e Rodrigo Bruno, que formam o projeto Miscelânea Subterrânea, contam sobre as mudanças após a permissão. Clique no player e ouça a entrevista completa com os artistas.

É proibida a cobrança de cachês nas apresentações, a menos que seja feita por meio de uma doação voluntária. Além disso, os passageiros podem decidir se querem assistir ou não às apresentações. 

O MetrôRio ressalta que a lei que trata da presença do músico ainda depende de regulamentação. A empresa destaca, ainda, que apoia todo tipo de manifestação cultural e artística observada a segurança do cliente, em especial o deficiente visual que necessita do aviso sonoro no interior dos trens para garantir a acessibilidade autônoma e em todo o sistema. 

O MetrôRio mantém nas estações de maior fluxo, desde 2016, o projeto Palco Carioca. A iniciativa destina espaços adequados a performances musicais em dias úteis, das 12h às 20h. As inscrições para participação do projeto são gratuitas e podem ser feitas no site do MetrôRio. Desde o lançamento, foram mais de cinco mil apresentações.

A Secretaria de Transportes do Rio de Janeiro informou que, até que haja a regulamentação da  Lei 8.120 de 25 de setembro de 2018, as apresentações no interior dos vagões não são permitidas. Em nota, a Secretaria afirma que a referida lei prevê a regulamentação do artigo 4º, ouvidos os artistas. "O objetivo do legislador é garantir a atividade artística sem impacto na operação dos sistemas de transporte de alta capacidade, tampouco na segurança dos passageiros.

Para que seja possível atingir tais objetivos, a Secretaria de Estado de Transportes entende que deve promover o debate, através de Grupo de Trabalho, ouvindo não só os artistas como também entidades operadoras de transporte e responsáveis, tais como: Associação Nacional de Transportes sobre Trilhos, Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros, Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), associações de passageiros, associações de deficientes visuais, entre outras. Somente após ouvir todos os interessados será possível definir as regras que atendam a toda a sociedade", diz a nota.

O Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h.

Criado em 22/11/2018 - 15:50

Mais do programa