Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Funarte lança novos volumes do Songbook Online Internacional

Site disponibiliza mais de 12 mil páginas de partituras com acesso gratuito

Assinar podcast

Arte Clube

No AR em 18/12/2018 - 10:37

Com o objetivo de aproximar a música brasileira dos musicistas de todos os países, a Funarte disponibiliza para o público os novos volumes do Songbook Online Internacional, com acesso gratuito. A iniciativa já chegou a diversas escolas de música de todo o mundo por meio de uma parceria com o Itamaraty, que dissemina as partituras para as embaixadas brasileiras.

Em entrevista ao Arte Clube, o diretor do Centro de Música da Funarte, Marcos Sousa, explica como surgiu a ideia de criar o Songbook Online. “Essa ideia surgiu quando eu estava fazendo mestrado no Conservatório de Rotterdam, na Holanda, porque lá tem um departamento de música do mundo. Lá eu vi a falta que faz um lugar onde a gente possa encontrar diversas partituras da música brasileira, e isso ficou na minha cabeça. Ao voltar para o Brasil e assumir o Centro de Música da Funarte, decidi que isso seria um trabalho de estado”, conta o diretor.

Clique no player e ouça a entrevista completa com Marcos Sousa:

 

Entre os novos volumes, a viola caipira ganha destaque com três volumes, para incrementar a diversidade de sabores musicais, além de um com sambas de Delcio Carvalho e obras para violão. Traduzido para inglês, francês e espanhol, o Songbook possui mais de 12 mil páginas de partituras divididas entre música popular, música de concerto e bandas de música. Os volumes são organizados pelo Centro da Música, em parceria com o Departamento de Promoção Internacional do Ministério da Cultura.

O Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h.

Tags:  Funarte

Criado em 18/12/2018 - 10:51

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa