Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jorge Furtado adapta "Rasga Coração", de Vianninha, do teatro para o cinema

Filme trata de temas como crise da democracia, conflito nas gerações e racismo

Assinar podcast

Arte Clube

No AR em 07/12/2018 - 17:08

Uma peça teatral de Oduvaldo Vianna Filho, o "Vianninha”, escrita na década de 1970, ganha uma nova adaptação para as telas. Em "Rasga Coração", o espectador confere uma história repleta de conflitos entre um pai e um filho que não se compreendem.

Em entrevista ao Arte Clube, o diretor Jorge Furtado conta como surgiu a ideia de resgatar a peça do Vianinha para o cinema.

Clique no player abaixo e ouça a entrevista completa com Jorge Furtado.


No filme, a trama se passa em 2013. A linguagem das personagens foi adaptada para a época atual, de acordo com Furtado.

Filme Rasga Coração discute Brasil atual por meio de relação familiar

 

“Eu assisti à peça do Vianinha em 1979, nem pensava em fazer cinema naquela época, mas sempre fiquei com ela na cabeça. Muitos anos depois, já havia pensado em fazer uma adaptação, mas parecia que era coisa do passado. De repente, a peça foi ficando atual e finalmente decidi adaptá-la para os dias de hoje”, conta o diretor.

 

Com elenco de peso, composto por Chay Suede, Marco Ricca, Drica Moraes e Luisa Arraes, o filme é fiel ao texto original da peça, mas traz novos olhares a respeito de temas atuais como as questões de gênero, além da reflexão do que leva às pessoas ao desânimo de lutar pelas causas sociais e os motivos que ainda as motivam a continuar firmes na busca pela conquista dos direitos dentro na sociedade em que vivem.

O Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, na Rádio MEC.

Criado em 07/12/2018 - 17:20

Mais do programa