Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Exposição sobre Pixinguinha celebra o dia do choro no Rio de Janeiro

Objetos pessoais, instrumentos, fotografias e partituras vão homenagear o ícone do choro

Arte Clube

No AR em 18/04/2019 - 17:36

O Instituto Moreira Salles do Rio inaugura, no Dia Nacional do Choro, 23 de abril, às 17h, a exposição Pixinguinha – Naquele tempo, hoje e sempre. A data escolhida para celebrar o gênero musical é também tida como a do nascimento do compositor – embora pesquisa recente, realizada pelo pianista Alexandre Dias, aponte 4 de maio como o dia mais provável. 

Clique no player e ouça uma entrevista com o curador da exposição, Luiz Fernando Vianna. Ele fala sobre a importância de Pixinguinha na música popular brasileira, a inifluência que o músico exerce até hoje na nossa cultura, além de dar detalhes do acervo que compõe a mostra.

Na abertura, o músico Antônio Rocha tocará uma flauta que pertenceu a Pixinguinha. O instrumento é um dos itens exibidos na mostra, que reúne ainda partituras, discos e objetos pessoais de Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha. O conjunto integra o acervo do músico, sob a guarda do IMS desde o ano 2000. A seleção ainda apresenta dez retratos feitos por fotógrafos cujas coleções também estão no Instituto Moreira Salles.

Mais detalhes no site do IMS 

Pixinguinha

Pixinguinha – Naquele tempo, hoje e sempre
Entrada gratuita
De 23 de abril, às 17h, a 3 de novembro de 2019
Terças a domingos e feriados (exceto segundas), das 11h às 20h.
IMS Rio
Pequena Galeria
Rua Marquês de São Vicente, 476
Gávea - Rio de Janeiro/RJ

Criado em 18/04/2019 - 17:46

Mais do programa