Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ricardo Cravo Albin: "João Gilberto universalizou a música brasileira"

Pesquisador conversa com o Arte Clube sobre o músico baiano, morto no último sábado

Assinar podcast

Arte Clube

No AR em 12/07/2019 - 17:40

O pesquisador, escritor, historiador, radialista e crítico musical Ricardo Cravo Albin fala, ao Arte Clube, sobre a importância de João Gilberto (1931-2019) para a música popular brasileira.

"Foi mais que uma revolução. Foi uma grande divisão de tempo, de época, de estética. João Giberto, com seu violão e voz especialíssimos, mudou o rumo da música popular brasileira. Era uma música tradicional, linda, forte, muitíssimo bonita, que alegrou gerações. Mas a chegada de João Gilberto foi exatamente essa divisão de rumos. Ninguém jamais havia cantado, nas décadas anteriores, como ele. Ninguém jamais havia tocado samba tal como ele tocava, o que veio a se transformar naquilo que nós chamamos de bossa nova. Este toque, este violão e essa voz universalizaram a música popular do Brasil", analisa Albin.

O pesquisador reflete, ainda, sobre a influência que o músico teve sobre as gerações seguintes, conta como espera que a obra de João Gilberto seja reverenciada a partir de agora e adianta que o músico baiano é um dos focos do novo espetáculo que já estava em produção há alguns meses, sobre a musicalidade baiana.

Clique no player e ouça a entrevista completa.

Criado em 12/07/2019 - 17:46

Mais do programa