Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Comédia "Eugênia" conta os bastidores da Corte de Dom João VI

Espetáculo é narrado pela amante do rei, que foi expulsa de Portugal e

A atriz Gisela de Castro conversou com o Arte Clube sobre a peça "Eugênia", um monólogo que conta a vida de uma suposta amante de Dom João VI. Baseada em uma ampla pesquisa histórica da autora Miriam Halfim e com direção de Sidnei Cruz, a peça conta, em tom de comédia, a verdadeira novela que foi a vida de Eugênia José de Menezes.

 

Eugênia era filha do governador de Minas Gerais, que teve um romance com Dom João VI, engravidou e foi expulsa da Corte, sendo exilada num convento. Entre os livros usados como material bibliográfico para a encenação, estão “O português que nos pariu”, “1808”, “Carlota Joaquina, a rainha devassa”, “1822” e “O segredo da bastarda”.

 

Gisela Castro contou que o espetáculo também pretende discutir o papel da mulher na formação da identidade brasileira, levantando questões de gênero ao longo da história,  lançando um olhar contemporâneo sobre a mulher do final do século XVIII e início do XIX.

 

A comédia "Eugênia" está em cartaz no Teatro Maria Clara Machado, no Planetário da Gávea, com horário de sexta a domingo, às 20h30.

 

O Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta-feira pela MEC AM, a partir das 18h05.



Criado em 17/04/2015 - 23:05 e atualizado em 17/04/2015 - 20:22

Mais do programa