Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

MAC-Niteroi abre exposição sobre Baía da Guanabara

"Águas e Vidas Escondidas" une arte, ciência e engajamento social

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói recebe turistas e cariocas com novas exposições, durante o período dos Jogos Olímpicos. O curador e diretor do MAC- Niterói, Guilherme Vergara, conversou com o Arte Clube sobre as novidades. O destaque é a exposição "Baía de Guanabara: Águas e Vidas Escondidas", que traz uma colaboração entre artistas, pesquisadores, ambientalistas e comunidades nacionais e estrangeiros. Eles refletem sobre a relação entre práticas artísticas, de proteção ambiental e de atuação comunitária, repensando o conceito do próprio Museu de Arte Contemporâna.

 

O visitante ainda vai poder apreciar a exposição "Progressão", do artista Felippe Moraes, que ocupa a rampa do MAC - uma instalação composta por 26 bandeiras diferentes, com 70x100cm,organizadas de maneira a produzir uma progressão de tons, passando do preto para o branco, com uma escala gradativa de cinzas entre elas. As bandeiras ficam em posições estratégicas de frente à Baía de Guanabara, estando sujeitas à chuva, vento e sol. O trabalho se relaciona com a arquitetura do local.

 

Outra atração é "Provar, Aprovar e Reprovar", do artista Agostinho Moreira - Uma intervenção no espelho d'água do MAC (pátio), com tampas redondas de plástico reutilizadas em diversas dimensões e cores, na formação de uma pintura em movimento proporcionada pela ação do vento.

 

Além disso, segue a mostra "Ephemera: Diálogos - Entre-Vistas" - com curadoria de Luiz Guilherme Vergara - com obras da Coleção MAC-Sattamini.

 

Clique no player e conheça os detalhes de todas essas atrações.

 

O Arte Clube vai ao ar de segunda a sexta, das 18h05 às 19h pela Rádio MEC AM 800 kHz e pelo site da rádio.

 

SERVIÇO
Dia 6 de agosto de 2016, às 10h
Abertura das exposições:
“Baía de Guanabara: Águas e Vidas Escondidas”, de artistas nacionais e estrangeiros e artistas-pesquisadores em trabalhos colaborativos, com curadoria de Luiz Guilherme Vergara. Em cartaz até 23 de outubro de 2016.
“Ephemera: Diálogos Entre-Vistas”, com curadoria de Luiz Guilherme Vergara. . Em cartaz até 14 de agosto de 2016. Em setembro inaugura a parte II desta mostra, sempre dialogando com as demais em cartaz.
“Progressão”, do artista Felippe Moraes, com curadoria de Michelle Sommer. Em cartaz até 11 de setembro de 2016.
“Provar, Aprovar, Reprovar”, do artista Agostinho Moreira. Em cartaz até 11 de setembro de 2016.

 

O MAC Niterói fica no Mirante da Boa Viagem, sem número.

 

Mais informações: (21) 2620-2481



Criado em 05/08/2016 - 19:16 e atualizado em 05/08/2016 - 18:20

Mais do programa