Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

"A televisão está no centro da corrupção no futebol", diz Luiz Carlos Azenha

"Precisamos abrir a caixa preta da CBF agora", defende autor do livro

Na manhã desta quarta-feira(27), uma operação conjunta entre autoridades suíças e norte-americanas prendeu sete dirigentes da Fifa em Zurique. Além do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, foram detidos Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Eugenio Figueredo e Rafael Esquive. Os presos deverão ser extraditados para os Estados Unidos, onde a procuradoria de Nova York os indiciou por extorsão e corrupção. Para entender mais sobre o escândalo de corrupção o Bate Bola Nacional conversou com o jornalista e autor do livro "O Lado Sujo do Futebol", Luiz Carlos Azenha.

 

Azenha acredita que prisões como as efetuadas hoje já eram esperadas em função da forma como funciona a Federação Internacional de Futebol. "Não deveriam ser surpresa para ninguém. Porque o esquema é muito parecido com aquele que o promotor da Suíça já havia desvendado. Aquele que levou a renuncia do Ricardo Teixeira da presidência da CBF. Que demonstrou que o Ricardo Teixeira e o João Havelange, ex-presidente da Fifa,  haviam recebido milhões de francos suíços e dólares em propina a nível internacional. Você tem que se lembrar que este esquema que está sendo desvendado hoje é parecido com o que a Suíça já desvendou. Sempre  envolvendo de um lado empresas de marketing esportivo e de outro cartolas que detinham o controle sobre direitos de Tv. A televisão hoje está no centro da corrupção no futebol porque é onde as entidades ganham muito dinheiro. 70% de todo  lucro da Fifa de 2011 a 2014 vem de direitos de marketing e Tv, então é aí que se dá a corrupção."

 

O jornalista diz que é difícil avaliar o total do valor que já foi desviado pelos dirigentes da Fifa através de corrupção, mas faz uma estimativa. "Nós podemos partir de dados concretos, de dados declarados. No escândalo do Ricardo Teixeira e João Havelange, aquele que foi investigado pela justiça da Suíça e eles não foram punidos porque fizeram um acordo de devolução do dinheiro, só aquele escândalo envolvia na casa de 100 milhões de dólares. Isto dá uma ideia. Obviamente quando se descobre corrupção não se descobre o valor total se descobre episódios. Agora é muito dinheiro. Porque os direitos da Copa do Mundo são  valiosíssimos. Todas as empresas tem interesse em patrocinar e as propinas são pagas em cima destes valores milionários"

 

Clique no player acima para ouvir a entrevista completa

 

Para Azenha a Fifa está desvirtuada em relação ao seu objetivo final. "A Fifa se tornou uma instituição completamente distinta do que o objetivo dela que era promover o futebol. Só que ela se tornou uma instituição voltada acima de tudo para o lucro. Quem tem muito dinheiro tem muito poder. Agora nós já tivemos um esquema desvendado na Suíça, tivemos agora um nas Américas, a pergunta é e os esquemas do Brasil? Isto não sabemos ainda, o esquema internacional já foi revelado na Suíça, já foi revelado o esquema das Américas e é mencionado pelo departamento de justiça dos EUA hoje a Copa do Brasil. Os contratos da copa do Brasil estão sendo investigados, além da parceria entre a Nike e a CBF."

 

O autor do livro "O Lado Sujo do Futebol"  conta que investigou os motivos da CBF nunca ter sido investigada e punida.  Ele defende que agora é momento correto para se tomar uma ação. "Ao longo do tempo desde que o Ricardo Teixeira assumiu a CBF foi fazendo uma bancada da bola no Congresso Nacional, que impedia investigações. Depois promoveu o 'trem da alegria' com juízes e desembargadores que depois iriam julgar casos da CBF. Então a CBF passou a pairar distante sem ser investigada pelas outras instituições brasileiras pela força que o futebol tem. Então o futebol brasileiro é uma coisa tão importante politicamente que a CBF paira, não é sujeita a ninguém. Precisamos abrir a caixa preta da CBF agora. Não há melhor oportunidade para que isto seja feito do que agora, depois do que a Suíça já fez e que os Estados Unidos vão fazer"

 

Azenha tem certeza que a prisão feita nas vésperas das das eleições da Fifa não foi coincidência.  "A fifa já soltou uma nota dizendo que é a maior beneficiada pela investigação. É mentira. A Fifa é muito cara de pau. Já mostramos no nosso livro que enquanto se investigava o Ricardo Teixeira e João Havelange a Fifa usou de todas as manobras possíveis para impedir que a justiça da Suíça divulgasse publicamente as suas acusações e a sua investigação. A Fifa usou de todo o seu poder e aparato legal, levou o caso até a suprema corte da justiça Suíça para impedir que nós soubéssemos o que aconteceu. Depois quando soube que ia perder disse 'não nós defendemos a transparência'. É mentira. É uma balela.  É conversa mole de empresa tentando fazer marketing. Eles estão falando agora que são os maiores beneficiários. É mentira. "

 

Ele defende que os promotores escolheram a data para chamar a maior atenção possível e mandar uma mensagem."Eu tenho certeza que as autoridades americanas escolheram esta data justamente para mandar um recado para a Fifa: 'olha, acabou a casa caiu'. Escolheram esta data por um motivo político. Obviamente poderiam ter feito daqui a duas semanas, depois das eleições. Eles fizeram agora com a justificativa que estavam todos na Suíça e que era fácil prender todos de uma vez, mas poderiam ter escolhido outra data. Escolheram porque a Fifa é conivente com a corrupção. É mentira que ela é a maior beneficiária. Ela é conivente e tenta colocar panos quentes todas as vezes que algum cartola é pego".

 

O porta-voz da Fifa, Walter de Gregorio, assegurou que a eleição para a presidência da Federação, marcada para a próxima sexta-feira (29), será feita conforme programado. A produção do Bate Bola Nacional tentou entrar em contato com a Fifa e a CBF porém as entidades informaram que já prestaram o devido esclarecimento por meio das notas oficiais que emitiram e não iriam se pronunciar sobre o assunto.

 

O Bate Bola Nacional é transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro de segunda à sexta-feira, a partir das 12h30.



Criado em 27/05/2015 - 19:58 e atualizado em 28/05/2015 - 11:45

Mais do programa