Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Alzheimer: conheça as características da doença

Programa busca conscientizar sobre a doença e ajudar a quem passa pelo problema com algum familiar

No AR em 20/09/2018 - 09:05

O dia da conscientização do Alzheimer é celebrado em 21 de setembro e o programa o Bate-papo Ponto Com dedicou a edição desta quinta-feira (20) ao tema. No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade, e 6% delas apresentam o problema, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).

Cadu Freitas recebe, no estúdio da Rádio MEC, Bernadete Casadei, psicóloga; e Maria Paula Raphael, fonoaudióloga. E, por telefone, participam ainda Camila Pupo, doutora em Neurologia e Neurociência pela UFF e coordenadora de Neurologia do Hospital Badim; Kirky Beust, autor do projeto Correndo Atrás do Alzheimer; e Eliana Faria, Presidente da Associação Brasileira de Alzheimer.

Cadu Freitas, Maria Paula Raphael e Bernadete Casadei

Doença neurológica progressiva que destrói a memória e outras funções mentais importantes, o Alzheimer é difícil para o paciente e ainda mais desafiador para quem está ao redor. Por esta razão, é fundamental que o cuidador esteja disposto a, primeiro, entender o problema, para depois aceitar e, então, poder cuidar.

Cercada de tabus, a doença muitas vezes é escondida e incompreendida por quem está ao redor, já que ver o papel de pai e filho invertido é tarefa complicada para muitos. Os convidados do programa, no entanto, ressaltam a importância do estímulo à convivência social e interação, pois o isolamento se torna um fator de agravamento do estado da pessoa doente, pela perda de referências.

Além de todos os fatores complicadores, o tratamento é caro. O o ideal é um acompanhamento com nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, neurologista e geriatra. A integração de especialistas de várias áreas é necessária para o correto auxílio em cada uma das deficiências que vão surgindo com o avançar da doença.

Ainda sem cura, o Alzheimer é foco de muitas pesquisas, o que é um ponto positivo, apesar de não haver eficácia comprovada. Enquanto novas esperanças não surgem, a Abraz dá o suporte possível aos familiares através de cursos e apoio social, emocional e informativo.

O Bate – papo Ponto Com tem apresentação de Cadu Freitas e vai ao ar de segunda a sexta, às 9h, pela Rádio MEC. Ouça o programa no player acima. Se preferir, acompanhe a programação, ao vivo, aqui no site da Rádio MEC AM.

Criado em 21/09/2018 - 21:47