Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Humanismo Solidário na Ciência entra em pauta no Bate-papo

Congresso realizado no Rio buscou pensar nas profissões à luz da cultura solidária

Assinar podcast
No AR em 16/10/2018 - 09:05

O Bate-papo Ponto desta terça-feira (16) repercute o 1º Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência, que aconteceu de 09 a 11 de outubro na PUC – Rio. Com o objetivo de reunir diversos setores da comunidade acadêmica a fim de refletir a pessoa humana à luz do humanismo solidário, o evento contou com a submissão de 110 trabalhos, dos quais 106 obtiveram aprovação, e a participação de pessoas de 14 estados do país.

Para falar um pouco das temáticas discutidas no Congresso, Cadu Freitas recebe Rodrigo Félix, engenheiro, professor de Engenharia Mecânica da UERJ, Doutor em Ciência dos Materiais, e Coordenador da Pastoral Universitária Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); e Marcelo Marujo, administrador e professor da Faculdade da Cesgranrio.

A discussão da ética profissional e responsabilidade social das profissões, a educação para o humanismo solidário e proposição de mudanças estruturantes na sociedade rederam boas discussões durante o encontro. No Bate-papo, os professores ressaltaram, também, a necessidade de se criar políticas públicas que possam unir a ciência com a sociedade civil, e lamentaram a falta de fomento e editais que alavanquem as pesquisas voltadas para o campo humanístico.

Clique no player e acompanhe o programa.

BPPC_10-16-18, por desconhecido

O Bate-papo Ponto Com tem apresentação de Cadu Freitas e vai ao ar de segunda a sexta, às 9 horas, pela Rádio MEC. Se preferir, acompanhe a programação, ao vivo, aqui no site da Rádio MEC AM.

 

Criado em 18/10/2018 - 21:15