Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Qualificação é quesito obrigatório para quem busca uma colocação no mercado de trabalho

Com foco no aprendizado de outros idiomas, programa orienta quem quer se destacar profissionalmente

Assinar podcast
No AR em 11/10/2018 - 09:05

Com o grande número de desempregados no Brasil, o Bate-papo Ponto Com desta quinta-feira (11) conversa com especialistas para entender melhor qual o perfil que o mercado de trabalho busca e quais os principais erros daqueles que estão à procura de emprego.

Se antes ter um diploma era garantia de trabalho, hoje só isso não basta. A qualificação profissional e a busca constante por atualização são itens primordiais. Ser fluente em outra língua é quesito obrigatório. Para falar sobre o assunto, Cadu Freitas traz para o estúdio da Rádio MEC Peter Van Wyk, empreendedor e professor de inglês; e Renato Lisboa, consultor de Recursos Humanos.

Ouça no player abaixo:


Cadu Freitas, Peter Van Wyk e Renato Lisboa conversam sobre qualificação profissional

Com foco no aprendizado de línguas, os convidados deixam claro que o inglês proporciona um salário 50% maior para aqueles que realmente são fluentes, algo que, atualmente, é raro encontrar. Lembram, ainda, que é fundamental que se fale também outro idioma, como espanhol e francês.

Um dos grandes erros dos candidatos a vagas de emprego é achar que se preparar para passar apenas na entrevista basta. Mas Renato explica que os profissionais de RH possuem formas de perceber que não existe a fluência, além de, no dia a dia, o empregado ser constantemente testado.

Outro grande problema mencionado é o número alarmante de analfabetos funcionais que chegam às universidades e a falta de domínio da própria língua nativa. Renato e Peter ressaltam também o perigo do comodismo, comum entre os brasileiros, que pouco se aprofundam no aprendizado de idiomas.

O Bate-papo Ponto Com tem apresentação de Cadu Freitas e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 9h, pela Rádio MEC. Se preferir, acompanhe a programação, ao vivo, aqui no site da Rádio MEC.

Criado em 16/10/2018 - 20:31