Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Como lidar com a frustração de não conseguir a nota desejada no Enem

Bate-papo traz especialistas que dão dicas para aprender a superar a situação

Assinar podcast
No AR em 09/11/2018 - 09:05

Após uma maratona de estudos e anos focado na conquista de uma vaga na Universidade, não conseguir os pontos necessários no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM,) para realizar o grande objetivo, pode ser uma frustração difícil de lidar.

Para ajudar quem está passando por esta situação, o Bate-papo Ponto Com recebe no estúdio da Rádio MEC, Dilza Taranto, consultora de RH; e Márcio Freire, psicopedagogo.

A decepção pode gerar traumas e até fazer com que o aluno se sinta derrotado e incapaz. Para os convidados do Bate-papo Ponto Com, é fundamental tomar as rédeas da situação e encarar os problemas de frente, com discernimento, para analisar e perceber o que faltou, onde errou, e assim solucioná-los.

Dilza e Márcio ressaltam a importância da família, que deve, antes de qualquer coisa, ouvir e identificar os pontos de destaque do jovem para assim poder ajudá-lo. Entender o estudante como um ser humano único, e a ideia de que sucesso está relacionado à felicidade, também são fatores cruciais.

Os especialistas aproveitam para fazer uma análise do perfil desses jovens após estarem inseridos no mercado de trabalho. Pontuam características negativas perigosas, mas muito comuns da nova geração, e reforçam a necessidade de buscar um diferencial para que ganhem destaque dentro da empresa.

O Bate-papo Ponto Com tem apresentação de Cadu Freitas e vai ao ar de segunda a sexta, às 9 horas, pela Rádio MEC.

Ouça o programa pelo player acima.

Tags:  Enem

Criado em 09/11/2018 - 19:42