Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Perda gestacional: quando a informação ameniza a dor

Protocolo da OMS é pouco conhecido no Brasil, afirmam convidadas do

O dia 15 de outubro marca a data de Sensibilização Internacional da Perda Gestacional. E o “Bate-Papo Ponto Com” antecipa um tema que é pouco divulgado pelos meios de comunicação, mas deve seguir protocolos internacionais de atendimento para diminuir ao máximo a dor da perda.

 

Cadu Freitas conversou com duas mães que vivenciaram essa experiência traumática e que agora buscam fortalecimento por meio de grupos de ajuda e redes sociais, como o caso da página no Facebook “Do Luto à Luta”, criada pela psicóloga Larissa Rocha. Ela esteve na MEC AM ao lado da advogada Maíra Fernandes.

 

As entrevistadas conversaram sobre o andamento de uma mobilização por meio de uma audiência pública para ampliar a conscientização dos protocolos usados em hospitais públicos e particulares na hora de passar a informação a quem viveu a perda, inclusive criando áreas separadas para as mães.

 

“Eu falo com tranquilidade, pois me sinto uma privilegiada por ter recebido um atendimento diferenciado após o momento da perda. Foi seguido tudo que o protocolo indica. Até a chance de me despedir do meu bebê no processo do luto”, relata a advogada Maíra Fernanda.

 

A psicóloga Larissa Rocha fez um convite aos ouvintes para uma ação que acontece no dia 15, no mundo inteiro: “Como simbolismo e sensibilidade à causa, vamos soltar balões coloridos: para quem perdeu uma menina um balão rosa; azul para quem perdeu um menino e branco para quem não sabia ainda o sexo do bebê”.

 

 

Para ouvir esse e outros detalhes do programa Bate-Papo Ponto Com clique no player acima. 

 

O Bate-papo Ponto Com é transmitido de segunda a sexta-feira, a partir das 11h05, pela rádio MEC AM do Rio de Janeiro. Se preferir, ouça o programa ao vivo, aqui no link das rádios EBC. Curta também a página da emissora pelo Facebook.



Criado em 13/10/2015 - 17:12 e atualizado em 13/10/2015 - 17:09