Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Atentado terrorista marca final do ano na Europa

Especialistas se mostraram céticos quanto à trégua patrocinada por

Os atentados de Berlim e Istambul reavivaram o temor de uma onda terrorista na Europa. O risco de agravamento da insegurança no Velho Continente e de endurecimento da política de imigração foi o tema central do Bate-papo Ponto Com desta sexta-feira (23).

 

O professor de Relações Internacionais da Universidade Federal Fluminense, Ricardo Cabral, e a aluna de doutorado Vanessa Lamas expuseram os métodos de recrutamento de organizações como o Estado Islâmico, explorando a insatisfação de jovens excluídos da prosperidade europeia e contrários à sociedade de consumo. Ricardo Cabral destacou o envolvimento de potências como a França nas guerras do Oriente Médio e a dificuldade de acomodar as camadas de imigrantes, crescentes desde a descolonização da África, como os fatores de fundo para o terrorismo. Vanessa Lamas, por sua vez, enfatizou que a interpretação radical do Alcorão, voltada para uma Guerra Santa literal, característica de grupos como a Al Qaeda e o Estado Islâmico, não é a única disponível. Ela ainda chamou a atenção para o papel subalterno reservado às mulheres nas organizações terroristas.

 

Para saber mais, clique no player acima, ouça e compartilhe o Bate-papo Ponto Com.

 

O Bate-papo Ponto Com vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 11h, pela Rádio MEC AM Rio. Se preferir, ouça também o programa, ao vivo, aqui no site da Rádio MEC AM. Curta a nossa página no Facebook.



Criado em 23/12/2016 - 16:20 e atualizado em 04/01/2017 - 10:19