Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Indígena do Alto Solimões fala sobre crimes ambientais no Fórum Mundial da Água

A representante dos povos indígenas do Alto Solimões, Maria Alice, relatou as graves violações aos direitos dos povos indígenas e crimes ambientais

Boa Noite Solimões

No AR em 22/03/2018 - 12:32

Para os povos indígenas a água é um elemento sagrado e que precisa ser protegido. Esse foi o tom da sessão realizada nesta quarta-feira (21), no Fórum Mundial da Água, sobre culturas de água dos povos indígenas da América Latina. O destaque foi a importância das comunidades tradicionais na proteção dos recursos hídricos.

A representante do Conselho Internacional das 13 Avós Nativas, Maria Alice Campos, lembra do ritual que fazia com as filhas na comunidade Vila Céu do Mapiá, na floresta Nacional do Purus, no Amazonas, para repassar o respeito e a devoção pela água.

Além do Brasil, a sessão contou com a participação de representantes indígenas do Equador, Guatemala e Chile. Eles falaram das experiências nesses países.

Maria Alice lembrou que paralelo ao Forum Mundial da Água ocorre o Fórum Alternativo Mundial da Água, que também ocorre em Brasília, e que realizou a Assembleia dos Povos Originários e Tradicionais pela Água. Segundo ela, diversas comunidades relataram graves violações, como perseguição de lideranças e crimes ambientais promovidos dentro de terras indígenas.

A brasileira pediu a inclusão do dossiê produzido pelos povos indígenas presentes no Fórum Alternativo nos anais do Fórum Mundial da Água.

De acordo com a representante das 13 Avós Nativas, o documento traz relatos de graves violações aos direitos dos povos indígenas e de crimes ambientais promovidos no Alto Solimões. A área, de 33 lagos, é considerada um santuário para etnias como os Tikuna.

Ouça no player abaixo:

 

Tags:  FMA2018 Fama

Criado em 22/03/2018 - 12:42

Mais do programa