Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Comunidades negras falam das dificuldades no Amazonas

Estado aboliu a escravatura quatro anos antes do restante do país

Boa Noite Solimões

No AR em 14/05/2018 - 19:00

O Amazonas aboliu a escravatura quatro anos antes do restante do país. Mas, apesar do pioneirismo, as comunidades negras amazonenses ainda enfrentam uma série de dificuldades.

Emmanuel Farias Júnior, professor da Universidade Estadual do Maranhão, fala sobre a situação de comunidades quilombolas no Amazonas.

 

“Os quilombos do rio Trombetas passaram por diversos processos de expropriação territorial, como, por exemplo, as políticas ambientais restritivas, a construção de uma estrada inacabada e a construção de uma hidrelétrica. Todos esses projetos não representaram a desvinculação dessas comunidades com a terra, elas permaneceram no território, resistindo de forma distinta, mas resistindo a esse processo de expropriação.”

 

Este ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou constitucional o decreto que orienta a regularização dos quilombos. Apesar disso, apenas 10% das comunidades estão tituladas.

Denildo Morais, da Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas, ressalta que, mesmo em Alagoas, berço de Palmares, os descendentes de Zumbi e Dandara não têm seus direitos assegurados.

 

“Nós temos um diálogo muito profundo com as comunidades de Alagoas e especificamente com as da Serra da Barriga, comunidades que enfrentam o fato de não terem seu território definido, demarcado. E elas têm muita dificuldade, mas que pode ser ainda um espaço de renda para essas comunidades conseguirem tirar o seu sustento dali.”

 

Ouça no player abaixo:

 

O Boa Noite Solimões vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 19h, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

Criado em 14/05/2018 - 23:16

Mais do programa