Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Bossamoderna desta semana aborda "A volta"

O repertório destaca diversas composições que fazem referência à narrativa do retorno em nossa vida, como “Voltei a Cantar”, de Lamartine Babo, e “A fim de Voltar”, de Tim Maia

Bossamoderna

No AR em 06/08/2017 - 22:00

O Bossamoderna deste domingo (06) apresenta o tema “A volta”, com músicas que falam sobre os retornos e as voltas que a vida oferece. No repertório, canções interpretadas por Lamartine Babo, Tim Maia, Danilo Caymmi, Carmen Miranda e Chico Buarque, dentre outros grandes cantores brasileiros.

Em uma de suas periódicas retomadas da carreira, o precursor modernista Mário Reis foi contemplado com o samba elucidativo de Lamartine Babo: “Voltei a cantar”. A composição foi produzida em 1939 e teve a sua última regravação pelo criador do êxito, Mário Reis, em 1971.

Ouça o programa na íntegra no player abaixo:

 

Zoólogo que não se reconhecia como compositor, o paulistano Paulo Vanzolini erigiu um clássico da recuperação moral, o samba “Volta por cima”. Sucesso de "Noite Ilustrada" de 1962, a composição apresenta releitura eletrizante de Maria Bethânia, em faixa de seu disco “Anjo exterminado – Drama”, de 1972.

Outro clássico popular, o samba canção “A volta do boêmio”, de Adelino Moreira, que teria vendido um milhão de cópias em discos singles de 78 rotações, em 1957, na voz de Nelson Gonçalves, tem versão mais intimista de Danilo Caymmi, no inconfundível timbre grave da família. A obra faz parte da faixa do disco “Trilhas”, de 2001.

Sambacancionista exímio, o gaúcho Lupicínio Rodrigues retiniu no cristal vocal de Gal Costa seu “Volta”, que foi lançado por Linda Batista em 1957. A música está no emblemático disco “Índia”, de Gal Costa, de 1973.

Baseado na “Ópera dos três vinténs” de Bertolt Brecht, Chico Buarque perpetrou um musical clássico, que teve entre seus desdobramentos o corrosivo “A volta do malandro”, que está na trilha do filme de Ruy Guerra, “A ópera do malandro”, de 1985.

Após um desastre de automóvel que o tirou de circulação no auge do sucesso, o ás do sambalanço Ed Lincoln reapareceu no disco “A volta”, de 1964 com a faixa “Voltei” em parceria com Silvio Cesar. Organista, líder de conjunto e compositor, o cearense Ed Lincoln viveu entre 1932 e 2012.

Mais balanço e groove ainda injetou Tim Maia em plena era “disco music”, no seu petardo “A fim de voltar”. Parceria do carioca tijucano com o baiano soul Hyldon, a obra está na faixa de “Disco club”, de 1978.

Também a fim de voltar estava a cantora portuguesa criada no Rio Carmem Miranda. Ela reapareceu no Brasil após uma longa temporada nos Estados Unidos, e foi recebida com frieza pela plateia chique do antigo Cassino da Urca. Revidou em 1940, cantando: “Disseram que eu voltei americanizada”, de Vicente Paiva e Luiz Peixoto.

Clássico do intimismo bossa nova, cujo título original celebrava a modelo Mila, musa do letrista Ronaldo Bôscoli, “A volta” ganhou esse título por imposição da cantora Elis Regina, com quem ele se casou na época. A música, também belíssima, é de Roberto Menescal.

Mais exacerbação romântica na “Canção da volta”, do líder do conjunto vocal Os Cariocas, Ismael Neto, e o cronista Antonio Maria. A faixa faz parte do disco “Os Cariocas a Ismael Neto”, de 1957.

Filha do compositor Martinho da Vila, a pianista, cantora e compositora Maíra de Freitas enovela-se nas súplicas líricas de “As voltas”, de Qinho e Vitor Paiva, com participação de Qinho. A faixa está no disco “Maíra de Freitas”, de 2011.

E nesta edição do Bossamoderna, a paraibana Elba Ramalho está “De volta pro aconchego”, mega sucesso dos pernambucanos Dominguinhos e Nando Cordel, faixa do disco “Fogo na mistura”, de Elba Ramalho, de 1985. Também nordestina é “A volta da asa branca”, movimento de retorno do retirante da seca, descrito com poesia e perspicácia pela dupla de pernambucanos, Luiz Gonzaga e Zé Dantas. Lançada em 1950, a música foi regravada por Gilberto Gil, em faixa do disco “As canções de Eu, tu eles”, de 2000.

Além disso, o Bossamoderna destaca a obra do paraibano Geraldo Vandré, que promete “a volta do cipó de arueira no lombo de quem mandou dar”, faixa do épico disco “Canto geral”, de 1968.

Bossamoderna vai ao ar todo domingo às 22h na MEC FM Rio. Envie seus pedidos de músicas, participação ou informações da programação também pelo Whatsapp (21) 99710-0537.

Criado em 03/08/2017 - 10:55 - Episódio A Volta

Mais do programa