Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Bossamoderna apresenta edição especial de carnaval

O repertório conta com diversas marchinhas

Bossamoderna

No AR em 11/02/2018 - 22:00

O Bossamoderna deste domingo (11) destaca o carnaval. O repertório apresenta a marchinha, que tem entre suas origens as partituras das bandas militares.

O programa começa com a regravação do carioca modernista Mário Reis. A obra em destaque é “A banda”, de Chico Buarque, uma das vencedoras do Festival da MPB da TV Record, de 1966. Mário também regravou a típica marchinha “Moreninha da praia”, de João de Barro, o Braguinha, de 1933.

Também de carnavais antepassados é a satírica “Sassaricando”, de Luiz Antonio, Oldemar Magalhães e Zé Mario, que virou título de novela da TV Globo, em 1987. Esta edição apresenta a composição na voz de Rita Lee.

Outra obra em destaque é “Rancho das sete cores”, de Guinga e Paulo César Pinheiro, que lembra os velhos carnavais. O Bossamoderna destaca a música na voz de Mônica Salmaso, em faixa do disco “Corpo de baile”, de 2014.

Do mesmo Paulo César Pinheiro, desta vez com outros parceiros, o paulistano Eduardo Gudin e o carioca Mauricio Tapajós é o manifesto “Marcha rancho”.  Esta edição traz a obra na voz da paulistana Márcia, em faixa do disco “O importante é que a nossa emoção sobreviva”, de 1975. No volume dois do disco, lançado no ano seguinte, Márcia canta “Dança da força”, também de Paulo César Pinheiro, em nova parceria com Guinga.

Já a paulistana, Juliana Amaral mistura circo e folia na “Marcha do homem-bala”, de seu conterrâneo, Douglas Germano, em faixa do disco “Açoite”, de 2016.

O Bossamoderna destaca também a obra “Maresia”, do cearense Ednardo, em faixa do disco “Azul e encarnado”, de 1977.

O repertório desta edição apresenta também a tradicional marchinha conhecida como “Turma do funil”, em versão Baixo Leblon, adaptação da marchinha original de Mireabeau, Milton de Oliveira e Urgel de Castro, de 1956. A faixa é apresentada por Tom Jobim e Chico Buarque, que dividem a música com Miúcha, irmã de Chico.

O grupo paulistano “Pitanga em Pé de Amora" também faz parte desta edição com a sua “Marchinha”, composição dos integrantes, Ângelo Ursini e Diego Casas, com a cantora e compositora Bruna Caram. O programa traz a música em faixa do disco “Pontes para si”, do grupo “Pitanga em Pé de Amora”.

O compositor, Luiz Millan faz parte desta edição com a música “O dia em que São Paulo floresceu”, parceria com Moacyr Zwarg.  O cantor Mauricio Detoni destaca a obra, em faixa título do disco com as composições de Luiz Millan.

O carioca Rubinho Jacobina, um dos mentores da Orquestra Imperial está nesta edição com sua “Marcha lúbrica”, em faixa do disco “Andando no ar”, de 2014. Do mesmo repertório é “Peter Pan”, também dele.

O Bossamoderna traz também a clássica marcha rancho “As pastorinhas”, de Noel Rosa e João de Barro, o Braguinha, de 1938. A obra é desconstruída pelo quarteto “Sax Bem Temperado”, formado por Flávio Corilow, sax soprano, Ronaldo Marquetti, sax alto, Vinicius Corilow, sax tenor e Paulinho Pupo, sax barítono.

O sobrinho de Carlos Lyra, um dos pilares da bossa nova, Claudio Lyra, apresenta nesta edição “Procurando a direção”, em parceria com Tiago Mocotó e Gabriel Lopes, em faixa do disco “Autobiografia não autorizada”, de 2017. O tio de Claudio, Carlos Lyra é autor da obra “Marcha da quarta feira de cinzas” que foi composta em parceria com Vinicius de Moraes, em 1962.

Esta edição do Bossamoderna termina com a “Marcha da sexta feira da paixão e sábado de aleluia”, em faixa do disco “Carlos Lyra”, de 1974.

Bossamoderna vai ao ar todo domingo, às 22h, pelas Rádios MEC AM e FM com reprise toda quarta, às 21h, na MEC AM. Envie seus pedidos de músicas, participação ou informações da programação também pelo Whatsapp (21) 99710-0537.

 

Criado em 07/02/2018 - 16:39 - Episódio Carnaval

Mais do programa