Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Bossamoderna apresenta edição especial na semana da mulher

Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de março

Bossamoderna

No AR em 04/03/2018 - 22:00

O Bossamoderna deste domingo (04) apresenta uma edição dedicada à semana da mulher. O programa traz reivindicações, protestos e manifestos femininos.

Esta edição começa com a carioca Joyce Moreno, apresentando “Feminina”. A música foi gravada em 1980. Outra composição da cantora é “Essa mulher”, feita em parceria com a compositora Ana Terra. O Bossamoderna traz a obra na voz de Elis Regina em gravação de 1979.

O programa destaca também o humor de Joyce Moreno em suas composições. Esta edição traz a música “Nacional Kid”, que Joyce contracena com Ney Matogrosso, em faixa do disco “Tardes cariocas”, de 1983.

O repertório conta também com a paulista Maysa. O programa apresenta a obra “Resposta”, em faixa do álbum de estreia da cantora, “Convite para ouvir Maysa”, de 1956.

Alguns compositores também tomaram o partido da mulher. Vinicius de Moraes foi o pioneiro nesta iniciativa. O Bossamoderna destaca a obra “Maria Moita”, parceria de Vinicius com Carlos Lyra, da peça “Pobre menina rica”, de 1963. Esta edição apresenta a música na voz de Nara Leão, em faixa do álbum “Nara”, de 1964.

Multi-instrumentista, compositora e cantora, a paulista Badi Assad em parceria com a percussionista Simone Soul, apresenta “Feminina”, em faixa do disco “Verde”, de 2004.

Também “Feminina” intitula-se a composição de Luciana Elaiuy feita em parceria com a carioca Carol Naine. O programa destaca a obra em faixa do disco “Qualquer pessoa além de nós”, de 2017. O Bossamoderna traz outra música na voz de Carol Naine, desta vez o repertório apresenta “Feito Maria”.

Baiana, criada em Pernambuco e radicada em São Paulo, ex-integrante do grupo Comadre Fulozinha, Karina Buhr dispara contra o mito da beleza feminina nesta edição. O programa apresenta “Eu sou um monstro”, em faixa do disco “Selvática, de 2015.

Ativista do empoderamento feminino, a paranaense Karol Conka enfatiza sua narrativa em “Você não vai”, do disco “Batuk freak”, de 2013.

A satírica Rita Lee faz parte desta edição. Ela compôs a obra “Todas as mulheres do mundo”. O programa apresenta a música na voz da carioca criada em Brasília Cássia Eller, em faixa do disco “Veneno vivo”, de 1998. Rita Lee também fez parceria com Zélia Duncan. Esta edição destaca a música “Pagu”, em faixa do disco 3001, lançado em 2000 por Rita.

Ouça o programa no player acima.

Em sua fase sambalanço, o mineiro Sílvio Cesar foi gravado pela rainha do gênero, Elza Soares, no samba que pioneiramente condenava espancadores. Esta edição destaca no seu repertório a música “Seu José”, com gravação de Elza Soares, de 1970.

A cantora e compositora paulistana Marina Melo apresenta a obra “Laura”, em faixa do disco “Soft apocalipse”, de 2016.

A carioca Ângela Ro Ro abre o verbo também para criticar a violência doméstica e intitula sua composição com o nome da lei de proteção à mulher, de 2006, “Maria da Penha”, do seu disco “Selvagem”, de 2017.

E esta edição feminista do Bossamoderna termina com a obra “Maria da Vila Matilde”, de Douglas Germano, na voz de Elza Soares, em faixa do disco “A mulher do fim do mundo”, de 2015.

Bossamoderna vai ao ar todo domingo às 22h pelas Rádios MEC AM e MEC FM com reprise toda quarta-feira, às 21h, na MEC AM. Envie seus pedidos de músicas, participação ou informações da programação também pelo Whatsapp (21) 99710-0537. 

Criado em 02/03/2018 - 09:01 - Episódio Dia Internacional da Mulher

Mais do programa