Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ciranda na MPB é o destaque do Bossamoderna

No programa, ouça canções inspiradas nesta popular dança cantada

A Ciranda é o tema do Bossamoderna deste domingo (01). "Dança popular cantada, de origem portuguesa, muitíssimo espalhada em todo o Brasil”, segundo a definição do “Dicionário Musical Brasileiro”, do escritor e historiador Mario de Andrade. Não somente espalhada como estilizada, por modernistas como Edu Lobo, que se baseou em um refrão popular para criar seu magnífico “Cirandeiro”, em parceria com José Carlos Capinam, que ele canta com Maria Bethânia. Outro Edu, o Krieger, quatro décadas depois, fez rodar a “Ciranda do mundo”, que Maria Rita gravou em seu disco “Segundo”, de 2005.

 

O pernambucano Alceu Valença adaptou do folclore a “Ciranda da rosa vermelha”, que a paraibana Elba Ramalho registrou em “Baioque”, de 1997. Ela também gravou “Cirandeira”, de outro pernambucano, Lenine. Edu Lobo é o parceiro de Chico Buarque num clássico dos palcos modernos, “Ciranda da bailarina”. Canta Mônica Salmaso. Seu Jorge e o grupo Almaz flutuam em dub nos rodeios de “Cirandar”, de Martinho da Vila e João de Aquino.

 

E tem gringo na ciranda: o pandeirista americano Scott Feiner, radicado no Rio, lidera um quarteto instrumental em “7 na ciranda”. Compositor, rabequeiro e guitarrista, o pernambucano, Siba, ex- integrante do grupo Mestre Ambrósio, em seu disco “Avante” de 2012 surge “Cantando ciranda na beira do mar”. Pernambucano como Siba, o maestro Moacir Santos também escreveu sua “Ciranda”, que ganhou letra de Gilberto Gil e ele canta junto com Muíza Adnet.

 

Dori Caymmi entra no “Passo da dança”, parceria dele com Paulo César Pinheiro, autor, com outro parceiro, Lenine, de “Lua candeia”, com Soraya Ravenle. A cantora e autora paulista Ana Lee, intitulou seu segundo disco, de 2009, “Minha ciranda”, composição de Ozias Stafuzza. 

 

Nascido em Valença do Piauí, e criado na cidade mineira de Barão de Cocais, Makely Ka, em seu viajante álbum “Cavalo motor”, de 2014, faz girar a “Roda da fortuna”. E esta edição cirandeira do Bossamoderna fecha o circuito com a “Ciranda do amor”, do compositor sergipano Rubens Lisboa, por Leila Pinheiro.

 

Bossamoderna vai ao ar aos domingo, às 22h, na MEC FM Rio e MEC AM Brasília e às 21h, na MEC AM Rio.



Brincadeira de mestre nas cirandas para crianças

Criado em 27/02/2015 - 10:10 e atualizado em 28/02/2015 - 11:55

Mais do programa