Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia das Crianças em ritmo de Bossa

Ouça músicas que tratam da questão da infância no Bossamoderna desta

Nos arrabaldes do Dia da Criança, o Bossamoderna aborda outra face da infância. Logo de saída, “O menino desce do morro”, da bossanovista paulista Vera Brasil e De Rosa, desliza e sobressalta na voz da carioca Doris Monteiro. Também egresso da bossa paulista, outro menino, o das laranjas, libelo do carioca radicado em São Paulo, Theo de Barros, na voz de Geraldo Vandré, seu futuro parceiro em “Disparada”.

 

Ainda deste ambiente da bossa paulista, de intercâmbio entre cariocas e locais, a cantora Alaíde Costa debulha a “História de uma criança”, do violonista campineiro Paulinho Nogueira. Tema de musical da dupla Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, entra em cena a “Pobre menina rica”. Canta Dulce Bressane, que se assinava na época Dulce Nunes. E estronda o “Gênesis – Parto”, de João Bosco e Aldir Blanc. Com o filho, Francisco Bosco, João escreveu mais uma anti-ode aos abandonados da sorte: “Malabaristas do sinal vermelho”.

 

A compositora Luhli, que depois faria dupla com Lucina, em seu disco de estréia, em 1965, cantou a saga do “Baleiro”, composição de Luis Carlos Sá. Nada a ver com a guloseima, “Bala meia-volta”, de Cláudio Lins, convulsiona o cenário desta edição pivete do Bossamoderna.

 

Cronista ácido de nossos costumes, Chico Buarque, em 1978, rastreou o périplo agitado de um então típico “Pivete”, sua parceria com Francis Hime. Também de Chico é outra obra prima sobre o assunto, “Meu guri”, na arrepiante interpretação a capela de Elza Soares. Nascido em São João da Boa Vista, no interior paulista, Geraldo Filme retratou o “Garoto de pobre”, que a cantora Anaí Rosa, natural da Ribeira, na divisa entre os estados do Paraná e São Paulo, gravou em seu disco “Samba comigo”, de 2011.

 

Também de São Paulo é Gui Amabis, autor de “Menino horrível”, parceria com Regis Damasceno. Com o teatrólogo Gianfrancesco Guarnieri, Edu Lobo escreveu “Cinco crianças”, lançada em seu disco “Limite das águas”, de 1976.

 

Nascido em Santos e criado em Manaus, Luiz Beleza revisita o tema dos “Capitães da areia”, abordado num romance do escritor baiano Jorge Amado, em 1937. O paraibano Zé Ramalho acrescenta outro personagem ao roteiro, o “Garoto de aluguel – Táxi boy”, composição dele. E este Bossamoderna fecha com a prima de Zé, a paraibana Elba Ramalho em mais uma cena de cortar o córtex: “Relampiano”, de Paulinho Moska e Lenine. (Tárik de Souza)

 

Bossamoderna vai ao ar todo domingo às 22h na MEC FM. 



Criado em 09/10/2015 - 15:05 e atualizado em 09/10/2015 - 17:06

Mais do programa