Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça músicas que falam sobre os meses do ano

Neste domingo (30), tem um calendário musical no Bossamoderna

Bossamoderna

No AR em 30/05/2021 - 22:00

O Bossamoderna viaja pelo calendário. “Janeiros”, nossa primeira parada, é composição do carioca Pedro Luís e a potiguar Roberta Sá, gravada por Pedro. A quase homônima “Janeiro”, também reúne outra parceria dos arredores da Lapa: João Callado, do grupo Semente, e Fernando Temporão, fundador do Sereno da Madrugada. Canta Temporão.

E o calendário vai pra Bahia, onde 2 de fevereiro, é dia de festa no mar. Obra de Dorival Caymmi, voz de Gal Costa. E irrompem as Águas de março, que o autor, Tom Jobim gravou com Elis Regina, em 1974. “Qual de nós foi quem mentiu/ ou será que era 1º. de abril”, questiona Marina Lima, em faixa de seu disco “Virgem”, de 1987,1º de abril (Eu negar?), composição dela. Toquinho e Vinicius de Moraes aquarelam “As cores de abril”, também de 1974. Caetano Veloso celebra o 13 de maio em sua natal Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano.Junhonasce de um poema de Geraldo Valença, musicado por seu sobrinho, o pernambucano de São Bento do Una, Alceu Valença. O mesmo Alceu engata “Júlia, Julho”, composição só dele, em faixa de seu disco “Ao vivo em todos os sentidos”, de 2003.

O cearense Fagner e o maranhense Zeca Baleiro assinam e cantam a “Balada de agosto”. Quando entrar setembro desponta o “Sol de primavera”, clássico do mineiro do Clube da Esquina, Beto Guedes. E o líder do mesmo Clube, Milton Nascimento, carioca, criado na mineira Três Pontas, desata seu “Outubro”, parceria com Fernando Brant. “16 de novembro” é a data do calendário sonoro de Ivan Lins, em parceria com Vitor Martins. O sanfoneiro sergipano Edivaldo Junior Alves de Oliveira, o Mestrinho, crava 13 de dezembro”, data do nascimento do patrono da música nordestina Luiz Gonzaga, que escreveu a composição com Zé Dantas, em 1953, letrada posteriormente, em louvação, por Gilberto Gil. E esta edição do Bossamoderna rebobina a viagem desde o princípio, no autoexplicativo “Calendário”, de autoria do cantor da composição Tarcio Cardo e seu pai, Tarci. 

Bossamoderna vai ao ar todo domingo, às 22h, na MEC FM Rio

 

 

 

Criado em 28/05/2021 - 13:30 e atualizado em 27/05/2021 - 13:25

Mais do programa