Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Samba Canção é o tema do Bossamoderna

O programa tem início com "A noite do meu bem" e finaliza com "Samba

No ano do centenário do samba, o Bossamoderna deste domingo (03) aborda mais um de seus subgêneros, o samba canção.

 

O estilo recém biografado pelo escritor Ruy Castro, no livro “A noite do meu bem”, tem seu marco inaugural em “Linda flor”, também conhecido como “Ai ioiô”, lançado pela diva do teatro de revista, Aracy Cortes, em 1929, de autoria de Henrique Vogeler, Luis Peixoto e Marques Porto. Ele ressurge junto com outro clássico, “Maria” de Ary Barroso, num precioso dueto de João Gilberto, voz e violão, e Maria Bethânia.

 

E por falar em “A noite do meu bem”, o manifesto lírico de Dolores Duran recebeu tratamento sombrio do iconoclasta Tom Zé, em faixa de seu disco “Todos os olhos”, de 1973. Precursor da bossa nova, Johnny Alf não renega antecedentes. Como o Dorival Caymmi do samba canção “Nem eu”. A filha do compositor, Nana Caymmi, sempre cultuou o samba canção e seus derivados. Por isso, nada de braçada em “Neste mesmo lugar”, de Klecius Caldas e Armando Cavalcanti, que ela gravou com o pianista César Camargo Mariano, em 1983. E com as teclas de João Donato ela revisita “Amargura”, de Radamés Gnattali e Alberto Ribeiro.

 

Inovador do samba canção confidente e pré-bossa nova, Tito Madi destila um de seus clássicos autorais: “Cansei de ilusões”. Também da época é “Nova ilusão”, de Zé Menezes e Luis Bittencourt com os igualmente inovadores Os Cariocas, em registro de 1948. Dois outros ases do canto coloquial, o mineiro Lucio Alves e o carioca Dick Farney, duelam em torno de um samba canção dialogado, composto por uma dupla autoral então iniciante formada pelo carioca Tom Jobim e o paraense Billy Blanco.

 

Outra sumidade do samba canção, a carioca Doris Monteiro estourou logo na primeira gravação, “Se você se importasse”, de Peter Pan, em 1951. Sem o gaúcho Lupicínio Rodrigues não se faz um programa sobre samba canção: “Esses moços”, com a cantora carioca Leny Andrade e o violão do conterrâneo Romero Lubambo. Samba canção emblemático, dos pernambucanos Antonio Maria e Fernando Lobo, gravado com estrondoso sucesso por Nora Ney em 1952, “Ninguém me ama” ganha versão eletrônica do Coletivo Samba Noir, de Kátia B (voz e guitarra), Luis Filipe de Lima (violão de sete cordas), Guilherme Gê (teclados e voz) e Marcos Suzano (percussão).

 

Agora é a soul music que cruza com o samba canção. O carioca Carlos Dafé surfa na “Folha morta”, de Ary Barroso. O paulistano Agostinho dos Santos marcou o samba canção com sua emissão peculiar: “Nossos momentos”, de Haroldo Barbosa e Luis Reis. Aracy de Almeida debutou em 1946 o megaclássico “Saia do caminho”, do irmão de Haroldo Barbosa, Ewaldo Ruy, e Custódio Mesquita, a que Gal Costa imprimiu sua marca de doçura e excelência.

 

E este Bossamoderna, devotado ao samba canção, termina exatamente em “Samba canção”, composição de Eduardo Gudin e Roberto Riberti, com Gudin e Fabiana Cozza.

 

Bossamoderna vai ao ar todo domingo às 22h na MEC FM Rio. Envie seus pedidos de músicas, participação ou informações da programação também pelo Whatsapp (21) 99710-0537.



Criado em 01/04/2016 - 21:45 e atualizado em 07/04/2016 - 12:32

Mais do programa