Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisa da Esalq/USP quantifica perdas logísticas de soja e milho no Brasil

Estudo relaciona condições de armazenagem e transporte dos grãos na produção agrícola

Brasil Rural

No AR em 03/10/2017 - 16:01

Esta edição do Brasil Rural conversou com o engenheiro agrônomo Thiago Péra, coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) sobre seu trabalho de mestrado. Na Universidade de São Paulo, ele traçou um diagnóstico detalhado dos déficits de soja e milho durante o transporte e armazenagem no Brasil - desde as fazendas até os centros consumidores e portos, passando por ferrovias e hidrovias.  

Maquinário na produção de soja

Segundo concluiu o pesquisador, a atividade logística de maior nível de perda é a armazenagem, responsável por 67,2% dos decréscimos anuais. Na sequência, o transporte rodoviário com 13,3%, o terminal portuário com 9,0%, o transporte multimodal ferroviário com 8,8% e o transporte multimodal hidroviário com 1,7%.  

Ouça a entrevista completa no player abaixo.

 

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pela Rádio Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio e na Rádio Nacional do Alto Solimões aos sábados, às 5 h e às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 03/10/2017 - 16:20

Mais do programa