Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Congresso em SP discute a dessalinização e o reuso da água

Coordenador do Programa Água Doce fala sobre o processo em comunidades rurais do semiárido brasileiro

Brasil Rural

No AR em 18/10/2017 - 12:20

Um evento que acontece até o dia 19 de outubro, em São Paulo, discute a dessalinização e o reuso da água no mundo. No Brasil, a ideia é capitaneada pelo Programa Água Doce (PAD), do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em algumas comunidades rurais do semiárido. 

Programa Água Doce, do Ministério do Meio Ambiente

Quem explica este processo, que está sendo apresentado no Congresso Mundial de Dessalinização, é o diretor do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas e Acesso à Água do MMA e coordenador do PAD, Renato Saraiva, em entrevista ao programa Brasil Rural

Ouça a entrevista:

"No Brasil, a única experiência de dessalinização da água do mar, a mais antiga, é na ilha de Fernando de Noronha. Em Ilha Bela (SP) agora também já começa, mas a primeira experiência que vai se vislumbrar será no estado do Ceará, que está lançando uma licitação para isso", apontou Renato.   

Implantado em 2003, o PAD já beneficiou mais de 480 pequenas comunidades. A produção diária é de cerca de 1,9 milhão de litros de água de qualidade para o consumo humano, atendendo aproximadamente 192 mil pessoas. O Programa diagnosticou ainda 3,4 mil comunidades com perfil para receber o sistema em 330 dos municípios brasileiros mais críticos quanto ao acesso à água. 

"O grande desafio do Brasil é a nossa dimensão e como atender as comunidade rurais que às vezes ficam 100, 200 km da sede municipal", completou.

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

*Com informações do MMA

Criado em 18/10/2017 - 12:48

Mais do programa