Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Protocolo de Carne Sustentável confere certificação a produtores que conservarem ambiente

Na ação apoiada pela WWF, pecuaristas do Pantanal terão que adotar boas práticas produtivas

Brasil Rural

No AR em 27/10/2017 - 12:18

O Brasil Rural desta sexta-feira (27) fala sobre a criação de gado no Pantanal. Neste programa, a entrevista é com o coordenador do programa Cerrado Pantanal do WWF-BrasilJúlio Cesar Sampaio. Ele comenta as práticas sustentáveis no setor, que agora conta com o Protocolo de Carne Sustentável, que concede um certificado aos produtores de carne bovina que investem na conservação ambiental.

Ouça no player abaixo:

 

O WWF-Brasil busca desenvolver modelos de produção que satisfaçam as necessidades globais sem agredir drasticamente o meio ambiente, segundo Júlio Cesar.

O coordenador declarou que a pecuária na região do Pantanal já é secular. Ele acrescentou que o aprimoramento da técnica pode servir de inspiração para a cadeia sustentável de produção.

Esse modelo usado na região pantaneira resultou no gado orgânico, que não recebe nenhum tipo de fitoterápico e se alimenta de pastagens naturais. É um projeto aprimorado há mais de dez anos pela Associação Brasileira de Produtores Orgânicos (ABPO).

Com o Protocolo de Carne Sustentável, que tem o apoio da WWF-Brasil, os agricultores que aderirem terão que evitar o desequilíbro do solo, não utilizar produtos químicos, proteger os recursos hídricos e recuperar áreas degradadas, entre outras práticas sustentáveis.

O Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 27/10/2017 - 12:41

Mais do programa