Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fungo de origem asiática que devasta bananais pode chegar às Américas

Fernando Haddad, pesquisador da Embrapa, chama a atenção para o controle das fronteiras e explica como identificar a praga

Brasil Rural

No AR em 29/11/2017 - 13:03

O Brasil Rural fala sobre um fungo que vem avançando sobre as bananeiras. Ele ainda não chegou ao Brasil, mas pesquisadores estão alertas para esta ameaça. Presente em continentes da Ásia e da África, o Fusarium, também conhecido como TR4, veio do sudeste da Ásia. 

"A chance de esse fungo entrar no país é real, ela existe. A grande diferença do nosso país para outros países da América Latina é que a gente não é importador de mudas de bananeira", apontou  o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Fernando Haddad, em entrevista ao programa.

Sobre a praga, Fernando explicou que depois que o TR4 atinge um bananal, o único recurso é erradicar tudo e começar de novo. O que causaria um dano muito grande para a agricultura brasileira.Na entrevista, o pesquisador fala também sobre os casos de epidemia em bananas nanicas, por exemplo.

Bananas

No Brasil, a Embrapa e o Ministério da Agricultura traçam um plano de contingência para enfrentar a eventual chegada do fungo. 

Ouça a entrevista completa no player abaixo:

 

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 29/11/2017 - 13:20

Mais do programa