Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Aplicativo mostra em realidade aumentada o sistema integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF)

App, desenvolvido pela Embrapa, foi lançado durante a conferência COP23, na Alemanha

Brasil Rural

No AR em 29/12/2017 - 13:50

O Brasil Rural desta última sexta-feira do ano (29) fala sobre um aplicativo para o sistema integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF). A ferramenta mostra a evolução da área de pastagem com agricultura e posteriormente, retornando à pecuária. É possível também incluir árvores no sistema e acompanhar o crescimento delas, bem como os primeiros desbastes.

Aplicativo apresenta em 3D todas as fases do sistema
Aplicativo apresenta em 3D todas as fases do sistema. Foto: Guilherme Viana/Embrapa

A iniciativa da produção da maquete virtual de ILPF foi da equipe de comunicação da Embrapa, responsável pela divulgação da tecnologia ILPF. Conversamos com José Heitor Vasconcelos, jornalista da Embrapa Milho e Sorgo e líder do projeto de comunicação para a transferência de tecnologia em ILPF. Na entrevista, ele explica o conceito de realidade aumentada e como utilizar o aplicativo, por enquanto disponível apenas para sistema operacional Android. 

Segundo Heitor, "este aplicativo vai permitir que o extensionista mostre para o produtor todos os impactos do sistema ILPF, tanto por cima quanto por baixo da terra. Antigamente, a gente usava as maquetes físicas, que eram muito caras e de difícil locomoção. Hoje esse aplicativo tem custo zero, basta baixar e imprimir uma folha que ela vai conseguir ver em 3D tudo o que a gente está falando. Ela vai conseguir ver todo o processo e interagir com aquilo que ela está fazendo na propriedade". 

Clique aqui para ver o tutorial do app Maquete Virtual de ILPF:

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

*Com informações da Embrapa 

Criado em 29/12/2017 - 14:28

Mais do programa