Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Embrapa devolve sementes de milho a aldeias no Xingu

Trabalho de conservação e recuperação das sementes é feito para preservar a produção agrícola desses povos

Brasil Rural

No AR em 20/12/2017 - 12:16

O Brasil Rural de hoje vai falar sobre a devolução de sementes de milho a indígenas do Xingu. A troca de saberes foi propiciada pela Embrapa e une com sucesso a ciência e a cultura dos povos tradicionais.  A entrega é feita diretamente ao cacique Siranhu e sua comunidade da aldeia Ilha Grande.

Fabio Freitas entre o pai do cacique Siranhu (esquerda) e seu irmão (direita)

Para contar mais sobre essa experiência, conversamos com o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Fábio Freitas, que trabalhou em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo. A iniciativa, detalha ele, marcou a conclusão de um ciclo que inclui coleta de amostra, conservação ex situ,  recuperação e devolução. 

Ouça a entrevista na íntegra:


"A gente trabalha com essas populações desde 97 e a base alimentar deles é muito baseada na agricultura", afirma. Nestes últimos anos, conta Fábio, a seca e a chuva tem ocasionado perda e variações nas produções. "Este trabalho que fazemos vem tentando auxiliar na manutenção de alguns desses cultivos tradicionais, como milho, feijão, mandioca e amendoim." Para isso, explica, a Embrapa faz a conserva ex-situ, fora do local, com câmeras frias para estocar a semente.  

As roças do povo indígena Kayabi (aldeia Ilha Grande, Parque Indígena do Xingu, MT) impressionam pela grande diversidade, não só de espécies plantadas, como também de tipos variados representando cada uma delas. Há um grande volume de área cultivada com amendoim, banana, cará, batata doce, feijão fava, melancia, abacaxi, mamão, mandioca, mangarito, pimenta, milho, algodão, entre outras.

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

*Com informações da Embrapa

Criado em 20/12/2017 - 12:55

Mais do programa