Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tecnologias digitais favorecem ambiente rural

Professor da Esalq/USP fala sobre termos como e-agriculture e o futuro da agricultura na era digital

Brasil Rural

No AR em 21/12/2017 - 12:52

O Brasil Rural de hoje (21) volta a falar sobre tecnologia no campo. Você já ouviu falar no termo e-agriculture? A cada dia que passa, o ambiente rural entra mais na era digital. Quem fala conosco sobre este tema, é o professor do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP), Iran Oliveira

Segundo o professor, a tendência é que essa tecnologia chegue ao produtor atráves de um celular. "O e-agriculture vem facilitar a vida do consumidor dando a ele informações básicas sobre a origem do produto, ao mesmo tempo relacionando ao histórico de produção dos animais. Por um lado, facilita para o consumidor na compra de produtos de boa qualidade e origem, e por outro, facilita ao fazendeiro, ao produtor, a ter um controle maior da sua produção", esclareceu.

Tecnologia no campo

Iran fala também sobre o bem-estar dos animais e os desafios para o futuro. "Dentro dessa visão de precisão da agricultura e do agronegócio de maneira geral, a gente começa a falar da irrigação de precisão e a questão também da redução dos agrotóxicos nos sistemas produtivos. Então é um somatório de ações que casam com a ideia da sustentabilidade do negócio agrícola", diz ele. 

Ouça a entrevista completa:

 

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 21/12/2017 - 13:25

Mais do programa