Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Professor da Esalq/USP tira dúvidas sobre a bacteriose no feijão

Doença, provocada por uma bactéria, tem como principal controle o uso de sementes conhecidas e materiais mais resistentes

Brasil Rural

No AR em 13/12/2017 - 13:02

O Brasil Rural de hoje fala sobre uma doença bastante comum na produção de feijão. É a Bacteriose, seu desenvolvimento se dá em épocas com alta umidade e chuvas frequentes. E ela pode ser transmitida por meio de sementes, restos de cultura, leguminosas e plantas daninhas.

Feijão

 

Sobre a doença e as formas de controle, o programa conversou com o José Belasque, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Na entrevista, ele explica quais são as três bacterioses no feijoeiro e que a bactéria afeta tanto as vagens, quanto os ramos e folhas da planta.

"O produtor tem que ter em mente que, diferentemente como a gente lida com as pragas, o controle de doenças é sempre preventivo", observa José. "E isso não é exclusivo do feijoeiro. Ele tem que estar atento ao longo da safra e ao que está ocorrendo nas áreas vizinhas".

José cita também que não há nenhum tipo de risco para a saúde humana, pois todos os patógenos são eliminados durante o cozimento do grão. 

Acompanhe a entrevista completa: 

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 13/12/2017 - 13:28

Mais do programa