Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto Plantadores de Água otimiza gestão dos recursos hídricos

Entenda mais sobre a tecnologia social certificada pela Fundação Banco do Brasil em 2017

Brasil Rural

No AR em 27/12/2017 - 12:20

O Brasil Rural de hoje (27) foi até o Espírito Santo falar sobre o projeto Plantadores de Água. Quem explica melhor essa ideia de gestão dos recursos hídricos é o engenheiro agrônomo e secretário da Associação de Plantadores de Água, Davi Salgado

Na entrevista, ele conta sobre a tecnologia social certificada pela Fundação Banco do Brasil em 2017 e o início da experiência, no sítio Jaquara em Alegre/ES. O projeto está presente nos estados de MG, SP, RJ e sul da BA. Sobre o projeto, ele explica: "Nós plantadores de água realizamos ações para que consigamos utilizar, da melhor forma possível, a chuva. Fazendo com que ela infiltre no solo pra abastecer os lençóis freáticos e dar força a todas as nascentes e afloramentos de água subterrânea. Nós temos que colher a água da chuva nas regiões de cabeceira das microbacias hidrográficas". 

O projeto realiza também a construção de caixas secas e das encostas

Segundo Davi, as técnicas do projeto propiciam a melhoria da qualidade e quantidade da água. "Nosso trabalho é principalmente com agricultores familiares e proprietários rurais. A gente desenvolve um conjunto de ações para que eles compreendam o ciclo da água. E o que eles podem fazer em suas propriedades para aumentar o tempo de permanência dessa água na sua microbacia. Por isso é muito importante identificar as áreas de recarga dos córregos e brejos. Realizamos também o isolamento das áreas de preservação permanente, as APPS, e a construção de caixas secas no entorno das estradas e das encostas", esclarece ele. 

Acompanhe a entrevista completa no player abaixo:

 

Brasil Rural vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; e sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Mais do programa