Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça as perspectivas do agronegócio em Minas Gerais

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento aposta no desenvolvimento de tecnologias para o uso racional da água na produção. Estudo do órgão faz projeção dos próximos 10 anos no setor.

Brasil Rural

No AR em 26/02/2018 - 12:22

O Brasil Rural desta segunda-feira, 26, fala sobre o estudo "Projeções do Agronegócio Mineiro de 2017 a 2027", produzido pela Secretaria de Agricultura de Minas Gerais. O estado que é o maior produtor de leite, de café e de batata tem neste setor uma importância cada vez mais estratégica.

Colheitadeira

Quem explica os dados do estudo é o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Claudio Leitão. Na entrevista ao programa, ele fala mais sobre o cenário para os investidores e também sobre o setor que vem crescendo muito nos últimos anos. Leitão destaca ainda a perspectiva para a produção de grãos, que chega a 75% de milho e soja. O café também pode ser visto como outro produto importante de Minas Gerais. Segundo ele, o setor da fruticultura tem se destacado também nos últimos anos. 

Sobre a relação com a questão ambiental, ele diz:
 

"A questão da água é um dos grandes desafios do meio ambiente e da agricultura. Não é a agricultura que acaba com a água. Mas é a falta de água que implica diretamente na agricultura. Se a gente perceber que no estado de MG somente 9% desse território tem algum tipo de cultivo e mais de 25% são matas nativas, a gente vê que a agricultura tem uma ocupação do solo ainda muito menor que vários países e até outros estados", observa. "Se a gente comparar 2017 com os últimos 40 anos, a gente percebe a pouca chuva. E o que a gente tem feito pra isso? A gente tem incentivado a proteção de nascentes, as barraginhas. E um grande projeto de revitalização do São Francisco. Estamos também fazendo estradas ecológicas. Além disso, vejo uma tendência de tecnologias para o uso racional da água para que não haja desperdício em nenhum processo produtivo", destaca o secretário.


Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe a entrevista completa:

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 26/02/2018 - 12:53

Mais do programa