Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

BH lança Calendário Lunar Ecológico para fortalecer a agricultura urbana

Ouça entrevista com o engenheiro florestal da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional de BH, João Portella Sobral

Brasil Rural

No AR em 21/02/2018 - 12:32

O Brasil Rural de hoje fala sobre a agricultura urbana, um conceito que vem crescendo cada vez mais nas cidades. Sobre o plantio direto na terra e também em vasos e lajes, Marcelo Ferreira conversou com o engenheiro florestal da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional de Belo Horizonte, João Portella Sobral. 

Segundo ele, não faltam na capital iniciativas em bairros de hortas comunitárias, de associações de produtores urbanos e a parte também da permacultura e temperos. Na entrevista, Sobral destaca também os benefícios da agricultura para crianças e idosos.

"Além da dimensão da política social, o plantar mesmo que seja um temperinho, um pé de alface ou um pé de couve na sua casa traz uma sensação de relação com a natureza, de meditação. Aquele momento em que você está regando a sua planta", filosofa. "Então, realmente são muitos os benefícios que cuidar de uma horta, de uma mudinha, de um quintal traz para o ser humano de uma maneira geral".

 

Lua

Para fortalecer a agricultura urbana e promover a agroecologia, a prefeitura de BH por meio da Subscretaria está elaborando o calendário Lunar Ecológico. Sobral fala também sobre as informações relevantes da sabedoria popular para a agricultura urbana e a produção de alimentos saudáveis. A ideia, segundo ele, é que o calendário funcione como agenda para o produtor urbano.

"É um calendário onde cada dia você vai visualizar qual atividade é boa de fazer. Aí você vai poder saber como podar uma árvore. Qual é a lua que eu vou podar? Qual momento do ano? Ah não, eu quero plantar um alface. Então outro dia vai ser melhor. Traz essa orientação e o que você vai querer planejar para aquele dia". 


Ouça a entrevista completa:

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 21/02/2018 - 12:58

Mais do programa