Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Desmatamento afeta ciclo hidrológico da floresta Amazônica, diz especialista

Segundo físico da USP, Paulo Artaxo, o desmatamento altera o regime de chuvas de uma maneira muito clara e muito forte

Brasil Rural

No AR em 28/02/2018 - 12:51

"Hoje é praticamente unânime, em toda a comunidade científica, que destruir a floresta Amazônica é um péssimo negócio para o Brasil", apontou  o físico da USP, Paulo Artaxo, em entrevista ao programa Brasil Rural. Segundo o especialista, membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) - grupo internacional de pesquisadores, com a participação do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - apenas alguns empreendimentos agropecuários se beneficiam da destruição em massa que está sendo feita na Amazônia. 

Ainda de acordo com Artaxo, a floresta Amazônica tem um forte papel de regulação do ciclo hidrológico. "A maior parte do vapor da água que é reprocessado na Amazônia é reprocessado pela floresta. Então, a floresta é sim fundamental para garantir o ciclo hidrológico não só na região amazônica, mas inclusive no Brasil central, onde se planta muita soja e onde a pecuária tem uma atividade muito intensa. Então o desmatamento altera o regime de chuvas de uma maneira muito clara e muito forte", explicou.

Desmatamento

Na entrevista, Artaxo falou, também, sobre as alterações climáticas globais vinculadas à atuação humana no planeta. 

Ouça a entrevista completa:

 

Se interessou pelo tema? Para mais informações, contate o professor Paulo Artaxo pelo telefone (11) 3091-7016 ou pelo e-mail artaxo@if.usp.br. 

 Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 28/02/2018 - 13:18

Mais do programa