Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda o uso de fungos para controle biológico na agricultura orgânica

Curso promovido pela Secretaria de Agricultura do Estado de SP vai ensinar, em março, sobre a multiplicação do fungo Trichoderma

Brasil Rural

No AR em 22/02/2018 - 12:09

O Brasil Rural desta quinta-feira (22) vai falar sobre o uso de fungos, em particular o Trichodermas, no controle biológico da agricultura orgânica. Sobre o assunto, a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura de SP, promove, no dia 6 de março, um curso.

Fungos do gênero Trichoderma encontram-se entre os agentes de controle biológico mais estudados e empregados na produção agrícola mundial. Para os sistemas de produção orgânico, a legislação vigente permite que o produtor orgânico multiplique mircrorganismos para uso próprio - o que será ensinado no evento.

Solo

Sobre o curso e o que é a Trichoderma, o programa conversou com a pesquisadora do Instituto Biológico (IB_APTA), da Secretaria de Agricultura, Cleusa Maria Lucon. Segundo ela, o Trichoderma é um fungo que é comumente encontrado no solo e traz vários benefícios para as plantas. "Geralmente ele atua reduzindo o número de fitopatógenos, que são aqueles patógenos que causam doenças em plantas. Tenho trabalhado muito com o Trichoderma como promotores de crescimento e na produção de plantas. Já que a agricultura orgânica é muito baseada na qualidade do solo. Às vezes, você consegue até adiantar o ciclo da colheita e isto beneficia muito o produtor. No curso a gente ensina a multiplicar no arroz", esclareceu a bióloga. 

Ouça a entrevista:

 

Informações e inscrições podem ser feitas pelo e-mail: mariapereira@apta.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4712-2077 (das 8h às 11h e das 12h30 às 16h30).

Brasil Rural vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 5h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio; sábado, às 5h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões e, às 7h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional da Amazônia.

Criado em 22/02/2018 - 12:38

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa